CBF confirma mudanças no Brasileiro com sistema multibolas

Atualizado: 14/03/2025, 12:53
Bola aparece colocada em cima de cone na lateral de campo, em jogo do Campeonato Inglês

Em reunião realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última quarta-feira (12), alguns pontos importantes foram debatidos sobre mudanças no Campeonato Brasileiro de 2025.

➕ CBF divulga tabela detalhada da primeira rodada do Brasileirão

Uma das principais diz respeito ao sistema multibolas, que foi aprovado e fará parte da competição este ano. O objetivo é evitar a cera e aumentar o tempo de bola rolando nas partidas do torneio.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Com isso, 16 bolas serão distribuídas ao redor do campo e ficarão dispostas em cones. Assim, os jogadores responsáveis pela reposição poderão reiniciar mais rapidamente o jogo.

O sistema evita que os atletas fiquem dependentes dos gandulas, que a partir de agora terão a responsabilidade de colocar as bolas no suporte.

Mudanças na arbitragem

Outra alteração importante se refere à criação do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais de Arbitragem, formado por importantes árbitros do cenário futebolístico mundial.

O grupo terá, além do brasileiro Sandro Meira Ricci, o argentino Néstor Pitana e o italiano Nicola Rizzoli — que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, entre Alemanha e Argentina, no Brasil.

Essa comissão terão como atribuição analisar decisões tomadas pelos árbitros em campo e apresentar evoluções que melhorem o futebol brasileiro como um todo.

Protocolo de racismo

A competição também vai adotar o Protocolo Global de Combate ao Racismo a partir deste ano, algo implementado pela Fifa. Assim, atos racistas poderão ser denunciados com um gesto de "X", feito com os braços.

Tanto jogadores quanto árbitros podem fazer o gesto, que visa identificar rapidamente ataques criminosos deste tipo. A entidade ainda reforçou que seguirá "atuando de forma rigorosa" para coibir o preconceito.

Entre outras definições, ficou decidido que os times poderão inscrever entre 35 e 50 jogadores e terão direito a uma substituição extra em caso de concussão. O substituído, porém, terá de ficar afastado por ao menos cinco dias.

Cada clube poderá inscrever até nove jogadores estrangeiros na competição, e o formato de disputa foi evidentemente mantido. A única alteração é que o campeonato vai durar dez meses, de março a dezembro.