CBF não estende Brasileirão e Flamengo jogará mais rodadas desfalcado

27/05/2024, 17:17
Torcida do Internacional durante Grenal no Brasileirão 2023

O conselho técnico da CBF se reuniu nesta segunda (27), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Os presidentes e donos dos clubes que jogam as quatro séries do Campeonato Brasileiro discutiram como adequar o calendário de 2024 à calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul e os clubes gaúchos. A decisão mais importante tomada foi a de não estender o Brasileirão, que terminará em 8 de dezembro.

Para que todos os jogos adiados caibam nas datas que estão disponíveis até a segunda semana de dezembro, o conselho técnico da CBF decidiu que rodadas serão jogadas durante as chamadas Datas Fifa. Essas datas são destinadas aos amistosos de seleções e jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Com isso o Flamengo, que geralmente perde entre cinco a sete jogadores em datas Fifa, jogará ainda mais rodadas do Brasileirão desfalcado. Foi decidido também que o rebaixamento seguirá como antes.

Dorival elogia Fabrício Bruno após venda: ‘Não foi convocado à toa’

Outra medida que será adotada conforme o conselho técnico CBF é a inversão de mando de campo de jogos que envolvem os três clubes gaúchos da Série A. Grêmio, Internacional e Juventude não atuam pelo Brasileirão desde a quarta rodada, realizada em 27 e 28 de abril. No total, foram três rodadas de jogos dos gaúchos adiados. As rodadas sete e oito foram totalmente adiadas.

Flamengo pode jogar quase um quarto do Brasileirão desfalcado

O Flamengo já sabe que vai ter o desfalque de pelo menos cinco jogadores importantes no elenco em até nove rodadas do Brasileirão 2024. A Copa América, marcada entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos, vai tirar Erick Pulgar, Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta do Rubro-Negro. Em caso de contusão, o técnico Dorival Júnior pode chamar jogadores do Flamengo para o Brasil.

Além da Copa América, o Flamengo jogará desfalcado por mais tempo. Isso porque as rodadas atrasadas vão empurrar rodadas à frente para as datas Fifa. O Rubro-Negro teve o jogo com o Grêmio, marcado para a oitava rodada, adiado.


Partilha