CBF bate martelo, reduz datas dos Estaduais e atende desejo do Flamengo

A eleição de Samir Xaud como novo presidente da CBF, no início desta semana, foi marcada por uma mudança muito importante anunciada pelo dirigente: a redução de datas dos Estaduais, desejo antigo de muitos clubes — entre eles, o Flamengo.
➕ Ancelotti ou Jorge Jesus? Joel Santana opina sobre escolha da CBF
Após ser confirmado como mandatário da CBF, Samir Xaud anunciou ainda no palco que os Estaduais serão reduzidos de 16 para 11 datas a partir do ano que vem, o que pegou de surpresa até algumas federações.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, algumas entidades estaduais não gostaram do anúncio, enquanto a base de apoio do novo presidente curtiu. Independentemente do gosto, todas terão de se adaptar às regras.
As discussões sobre as mudanças já aconteciam há algum tempo, e a decisão de Samir Xaud foi baseada em ideias trocadas com diversos interlocutores, entre clubes, funcionários e federações.
Entre esses times, naturalmente, estão os que formaram a base de apoio de Xaud rumo à presidência, como Botafogo e Palmeiras. No entanto, a medida também agrada a clubes que ficaram de fora deste grupo de aliados, o que inclui o Flamengo.
No comunicado em que times da Libra e da LFU cobram mudanças no futebol brasileiro, divulgado no momento em que ficou claro que Samir Xaud seria eleito, uma das reivindicações era justamente uma nova formatação do calendário. O Flamengo apoia a ideia, que reduziria a maratona da temporada.
Por outro lado, a medida também é interessante para Samir Xaud, que tem a intenção de deixar uma marca de avanço logo no início da gestão. Segundo a informação, a medida inicial reduziria os Estaduais para 12 datas, mas o anúncio falou em 11.
Agora, resta à CBF — e a Samir Xaud — definir os parâmetros de como isso será feito e para quais clubes a nova programação vai valer. Equipes de divisões inferiores, por exemplo, têm calendários menores, o que seria afetado com a redução de datas do Estadual.
Obviamente, o Campeonato Paulista sofrerá o maior impacto, já que tem o maior número de datas. Outros, como o Goiano (que tem 17 datas) também precisarão se adaptar. No caso do Carioca, a edição de 2025 foi disputada com 15 datas: 11 na primeira fase, duas na semifinal e duas na final.
Enquanto as mudanças ocorrem nos bastidores do futebol brasileiro, o Flamengo pensa no jogo decisivo contra o Deportivo Táchira-VEN, nesta quarta-feira (28), pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. No Maracanã, a bola rola às 21h30 (horário de Brasília).