O Campeonato Brasileiro 2024 começou repleto de polêmicas de arbitragem. A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, nesse domingo (14), foi a partida que provocou as maiores discussões entre torcedores e analistas. O árbitro André Luiz Skettino, de Minas Gerais, foi duramente criticado por marcar pênalti polêmico para o Flamengo no final do jogo, mas também por não ter expulsado Alejo após solada no peito de Ayrton Lucas.
Nesta terça (16) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu tomar uma atitude em relação às polêmicas de arbitragem na 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com matéria do repórter Rodrigo Mattos, no UOL, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues cobrou o chefe da comissão de arbitragem Wilson Seneme, em reunião nesta segunda (15).
➕Áudio do VAR mostra que árbitro mudou de ideia sobre pênalti para Flamengo
Na reunião e tom de cobrança por melhores atuações, Ednaldo Rodrigues exigiu uma renovação com qualidade do quadro deárbitros das Séries A e B do Cmapeonato Brasileiro. Como decisão prática, três árbitros foram afastados das próximas rodadas para passarem por reciclagem. São eles André Luiz Skettino (Atlético-GO 1×2 Flamengo), Flávio Rodrigues de Souza (Vasco 2×1 Grêmio) e Yuri Elino (Corinthians 0x0 Atlético-MG).
Principais árbitros da CBF estão em curso nos Estados Unidos
A primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2024 foi marcada por uma grande ausência. Os principais árbitros do país não atuaram, pois estavam em curso técnico realizado nos Estados Unidos. Wilton Pereira Sampaio, Rafael Klaus, Ramon Abatti e Anderson Daronco retornaram ao Brasil após estadia em Miami, Flórida.
O gaúcho Anderson Daronco já vai trabalhar nesta quarta (17), na partida entre Flamrngo e São Paulo, no Maracanã. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, reforçou o pedido a Seneme para que novos árbitros de qualidade surjam no cenário, principalmente aqueles que estejam familiarizados com as novas tecnologias.