Catar é acusado de contratar torcedores falsos para encher ruas e estádios na Copa do Mundo
Estima-se que mais de 200 mil pessoas vão visitar o Catar durante os dias da Copa do Mundo 2022. Torcedores de todo o mundo vão encher as ruas de Doha para torcer por suas seleções, mas parece que isso não é suficiente para os organizadores locais.
Com a Copa do Mundo se aproximando, diversos vídeos encheram as redes sociais mostrando grupos de torcedores marchando e fazendo festa pelas ruas da capital catari, mas algo parece fora do lugar. Sejam da Argentina, Espanha, Inglaterra, Brasil ou México, os torcedores nas imagens parecem estranhamente semelhantes.
Leia Mais: Falta de patrocínio cancela festa no Alzirão durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
São quase sempre homens entre 20 e 50 anos com feições e cor da pele tradicionalmente identificados como habitantes da Índia, Paquistão e Sri Lanka. Imediatamente surgiram suspeitas que tais torcedores não são exatamente autênticos, mas figurantes contratados pelo Catar.
A tática estaria sendo adotada para dar a ideia de que a Copa do Mundo é um sucesso absoluto de público. Veja as imagens “das torcidas do Brasil e Argentina” e tire suas conclusões.
Catar nega ter contratado torcedores falsos
De acordo com o site First Sportz, cada torcedor contratado recebe US$ 10 (R$ 53) por dia, mais tês refeições diárias e acomodação gratis. Em troca, eles só precisam mostrar muita animação durante toda a Copa do Mundo do Catar. Não está claro se os torcedores terão acesso aos jogos.
Naturalmente, os organizadores locais da Copa do Mundo negam que houve contratação de torcedores falsos para o evento. O CEO local da Copa do Mundo do Catar, Nasser Al Khater, afirmou em entrevista nessa quarta-feira (16): “Eu sei que no sul da Índia, especialmente em Kerala, o futebol é o esporte número um. Todo mundo pensa que é o criquete, mas é o futebol. Nos temos muito fãs de verdade no Catar que são do Sul da Índia. Eles realmente amam o futebol.”