Carrasco em mata-matas, Flamengo tem histórico ruim contra argentinos em finais

2025 está fresco na memória rubro-negra e todo mundo se lembra: na campanha pelo tri da Libertadores, o Flamengo eliminou Estudiantes e Racing e se tornou o maior carrasco brasileiro contra os "hermanos". Em finais, contudo, isso não se aplica. Prestes a decidir a Recopa Sul-Americana contra o Lanús, o Mengão busca amenizar esse retrospecto.
➕ Flamengo toma decisão sobre presença de Varela contra Lanús na Recopa
Na história, o Flamengo já decidiu quatro competições contra argentinos e perdeu três dessas. Relembre-as:
Supercopa Libertadores 1995: a primeira vez vs Independiente
A primeira foi a extinta Supercopa Libertadores, em 1995. No mata-mata o Rubro-Negro superou Vélez, Nacional e Cruzeiro até chegar à final contra o Independiente.
Em Avellaneda o Flamengo sofreu 2 a 0, gols de Mazzoni e Domizzi. Na volta, Romário marcou no Maracanã, o que obviamente não foi suficiente.
Mercosul 2001: Flamengo punido nos pênaltis
A segunda decisão foi pela Copa Mercosul de 2001, contra o San Lorenzo. Apesar de tentativa frustrada do Flamengo de jogar o duelo para campo neutro diante de graves problemas políticos na Argentina, a partida de volta teve lugar no Nuevo Gasómetro. A ida, no Maracanã, havia terminado em 0 a 0.
Fora de casa, o Mengão começou indo para cima e abriu o placar aos 10 minutos, com Leandro Machado. Vencendo, o Rubro-Negro recuou e deu muito campo ao adversário. O San Lorenzo teve chances de empatar e não conseguiu até os 22' da segunda etapa, quando Estévez aproveitou uma rebatida ruim de Júlio César e empatou.
Com o 1 a 1 no agregado, a partida foi decidida nos pênaltis. Juan, Cássio e Roma perderam pelo Flamengo, que viu o time argentino ser campeão após fechar a disputa de penalidades em 4 a 3.
Sul-Americana 2017: de novo o Independiente
Em 2017 e já começando a ter desempenhos melhores após importante reestruturação financeira, o Flamengo chegou à final da Copa Sul-Americana. Campeão carioca e vice da Copa do Brasil, o Rubro-Negro lutava para conquistar o título continental na temporada.
No caminho até a decisão contra o Independiente, o Mengão de Reinaldo Rueda superou Palestino (com Jayme de Almeida no comando), Chapecoense, Fluminense e Junior Barranquilla.
O elenco, que contava com Everton Ribeiro como reforço da temporada e Diego Ribas em alta, saiu na frente em Avellaneda. Réver foi o responsável por abrir o placar. Contudo, Gigliotti e Meza viraram o placar em favor do Independiente.
Na volta, o Maracanã pulsante viu Paquetá abrir o placar. Naquela temporada, a agora maior contratação da história do futebol brasileiro ascendia como uma grande revelação. No entanto, um pênalti mandrake marcado terminou em conversão de Ezequiel Barco.
Na etapa final Rueda lançou outro jovem em ascensão: Vini Jr. Contudo, o Flamengo não conseguiu criar grandes chances e viu Réver quase marcar o gol que levaria o jogo aos pênaltis no apagar das luzes. Sem êxito, as mais de 62 mil pessoas no Maracanã viram os argentinos festejarem ao apito final.
Libertadores 2019: fim de dois tabus
O Flamengo de 2019 marcou, entre tantas outras coisas, o fim do tabu contra argentinos em finais (além, claro, dos 38 anos sem vencer a Libertadores). Em um dos jogos mais memoráveis (se não o mais) da história do Mais Querido, Gabigol virou o jogo contra o River Plate e garantiu o bi continental do Mengão.
Dos quatro confrontos, esse foi e - pelo menos por ora - seguirá sendo a única decisão envolvendo o Flamengo e argentinos em jogo único e campo neutro.
Flamengo x Lanús: duelo inédito em mata-mata
Em 2026 o Flamengo encara o argentino Lanús pela primeira vez em mata-mata. Ambos se enfrentaram apenas pela fase de grupos da Libertadores 2012 e agora decidem a Recopa Sul-Americana.
A ida será nesta quinta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Ciudad de Lanús. ESPN e Disney+ transmitem o embate. A volta será na outra quinta (26), também às 21h30, mas dessa vez no Maracanã.
O embate é a grande chance de o Mengão se isolar como maior carrasco contra argentino (superá-los em mata-mata pela 15ª vez) e melhorar o retrospecto contra eles em finais.











