Carpini em xeque, instabilidade e mais: setorista analisa Vitória

Após a estreia na Copa Libertadores, que o Mengão venceu por 1 a 0 na noite da última quinta-feira (3), o Rubro-Negro vai a Salvador para enfrentar o Vitória, pela segunda rodada do Brasileirão.
➕Vitória não deve ter Carlinhos contra Flamengo; entenda o motivo
O jogo acontece no domingo (6), às 18h30 (horário de Brasília), e marca a tentativa de retomar o bom futebol.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Isso porque o desempenho foi abaixo, apesar do resultado importante na Venezuela. O Brasileirão é prioridade para Filipe Luís e José Boto, e por isso, a análise do próximo adversário se torna ainda mais importante.
O MundoBola Flamengo conversou com Ítalo Oliveira, do portal Arena Rubro-Negra, especializado na cobertura do Vitória. Ele analisa o momento do clube antes da partida diante do Mengão, no Barradão.
Trata-se de uma equipe que atravessou uma boa fase antes do atual cenário. Foram 22 jogos invictos, mas agora, o Vitória só venceu um jogo dos últimos sete disputados.
- Vitória 1x1 Universidad Católica (02/04)
- Juventude 2x0 Vitória (29/03)
- Moto Club 1x1 Vitória (26/03)
- Vitória 1x1 Bahia (23/03)
- Vitória 1x0 Sport (19/03)
- Bahia 2x0 Vitória (16/03)
- Vitória 0x2 Náutico (12/03)
Thiago Carpini em xeque a instabilidade
Ítalo Oliveira explica que o técnico do Vitória atravessa péssima fase. O trabalho do técnico começa a ser questionado, e os torcedores criticam, principalmente, algumas decisões nas escalações. Na partida passada, Carpini teve uma decisão que irritou a torcida, conforme explica o setorista.
"O técnico Thiago Carpini enfrenta seu pior momento à frente do clube, sendo bastante questionado principalmente pelas escolhas de escalação. Na partida contra o Universidad Católica, por exemplo, optou por Cáceres na lateral direita e Lucas Braga no ataque, o que gerou insatisfação entre os torcedores", explica.
O momento é de instabilidade no time, e agora, o estilo de jogo está desfigurado, ao contrário do que vinha acontecendo. As lesões também estão atrapalhando a equipe, como explica ítalo.
"Devido à instabilidade, o time perdeu a identidade que vinha construindo na temporada. Matheuzinho, referência ofensiva da equipe, sofre com recorrentes lesões musculares e está longe de seu melhor desempenho", conta.
Os pontos fortes do Vitória
Os pontos altos do time adversários têm, na defesa, o goleiro e um zagueiro como mais seguros durante o ano.
"Na defesa, os principais destaques são o goleiro Lucas Arcanjo e o zagueiro Lucas Halter, que fazem uma temporada muito segura", aponta.
A análise ofensiva é pior, e há mais críticas do que elogios. Mas Baralhas é apontado como destaque do time, auxiliando com e sem bola.
"No meio-campo, Gabriel Baralhas é o grande destaque da equipe, tanto na proteção defensiva quanto nas ações ofensivas. Já o setor de ataque é o mais questionado. Na atual janela de transferências, o clube contratou Erick, Léo Pereira e Renato Kayzer — mas apenas Erick deve começar como titular contra o Flamengo", explica
Artilheiro do time é criticado
Quando olhamos para as estatísticas, podemos falar bem de Janderson. Isso porque o atacante é o artilheiro da equipe no ano, e por isso, pode facilmente ser apontado como destaque do time.
Mas o especialista mostra que não é bem assim. Apesar da artilharia, Janderson sofre críticas de uma ala da torcida.
"O artilheiro do time na temporada é Janderson, ex-Botafogo, com sete gols. Apesar disso, ele ainda está longe de ser uma unanimidade entre os torcedores", explica.
Por fim, Ítalo aponta a expectativa para receber o Flamengo. A mobilização é grande, não só pelo adversário, mas pela confiança jogando em casa. O Barradão tem sido palco positivo para o time em 2025, dando esperanças aos torcedores locais.
"Sem dúvidas, o Barradão é a principal força do Vitória contra o Flamengo. A expectativa é de casa cheia no domingo. Em 2025, em 13 jogos no estádio, foram sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota", finaliza.