Carnaval Rubro-Negro: o Flamengo representado na avenida

28/02/2022, 19:34
Carnaval Flamengo Estácio de Sá Escolas de Samba

É carnaval. A festa mais aguardada do ano para todos os brasileiros. Para o flamenguista ainda mais. O clube tem o orgulho de já ter sido representado algumas vezes na avenida e levou alegria para amantes da festa e do futebol. O famoso samba da Estácio de Sá, apesar de ser o mais conhecido, é apenas uma entre as homenagens para o Rubro-Negro.

Em 1995, no ano do centenário do Flamengo, a G.R.E.S. Estácio de Sá entrou na Avenida do Samba com o enredo: “Uma vez Flamengo”. Apesar de não sair vencedor, o ritmo foi super aprovado pelos flamenguistas, que tornaram a homenagem música nas arquibancadas. Não se assuste se algum dia chegar ao Maracanã e ouvir um: “cobra coral, papagaio vintém, vestir Rubro-Negro não tem pra ninguém”, vindo da torcida do Flamengo.

Leia Mais: Da Sapucaí para o Maraca: relembre sambas-enredos históricos cantados pela torcida do Flamengo

Além da Estácio de Sá, outras duas escolas também chegaram a prestar homenagem com o Flamengo como tema principal durante o carnaval. Isso porque em 1974, a escola Arrastão de Cascadura sambou ao som do enredo: “Flamengo, glória de um povo”. Contudo, também não ficou com o prêmio. Em 1990, o G.R.E.S Difícil é o Nome também entrou com o enredo: “Tua glória é lutar, Flamengo, Flamengo” e ficou em terceiro lugar.

Além disso, de acordo com o site do Flamengo, entre 1977 e 2014, o Mais Querido também foi citado outras 14 vezes em enredos de escolas e blocos carnavalesco. Entretanto, sem ser protagonista. O Mundo Rubro Negro separou alguns sambas-enredos históricos cantados por flamenguistas. Confira aqui.

Escolas de samba formada por torcedores do Flamengo

Em 2014, o Flamengo teve o nome citado na homenagem da Imperatriz Leopoldinense. Isso porque a escola resolveu homenagear o Zico, maior ídolo da história do Mengão. O enredo “Artur 10 – O reino do galinho de ouro na corte da Imperatriz”, ganhou força na arquibancada da Sapucaí, dando à escola o quinto lugar.

Há também outras escolas formadas exclusivamente por torcedores do Flamengo. É preciso destacar a Imperadores Rubro-Negros. Fundada em 2018, a escola desfilou em 2019 e 2020, conseguindo o acesso duas vezes.

Entretanto, em 2021, não houve o desfile devido a pandemia. Assim sendo, a escola está na terceira divisão do carnaval em 2022. Além disso, a Fla Manguaça, fundada em 2020, é outra que leva o nome do Mais Querido. Contudo, a escola participará do Grupo de Avaliação em 2022.


Partilha