Carlos Noval revela surpresa e desabafa sobre demissão no Flamengo

Atualizado: 11/07/2025, 19:25
Carlos Noval Flamengo

Demitido oficialmente nesta sexta-feira (11), Carlos Noval divulgou uma nota para se manifestar e se despedir do Flamengo. O agora ex-gerente geral das categorias de base do Rubro-Negro afirmou que foi pego de surpresa pela decisão do clube e agradeceu pelo tempo que passou no clube.

Flamengo desiste de liberar Victor Hugo de graça e busca novo acordo com Famalicão

“Infelizmente, meu ciclo chegou ao fim. Admito que fui pego de surpresa. Estava na minha sala no CT quando o Paulo Dutra veio me dizer que não tinha uma boa notícia, que o presidente tinha mandado me demitir. Perguntei o motivo e ele só me informou que era por uma mudança de filosofia no clube", diz trecho da manifestação. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com mais de 15 anos de trabalho no clube, Noval expôs os números expressivos que conquistou: envolvimento em mais de 200 títulos da base, formação e negociação de Vini Jr, Lucas Paquetá e mais atletas, e o tempo que passou no futebol profissional. Ele trabalhou na pasta entre 2018 e 2024, sendo um ano e meio como diretor e o restante como gerente de transição.

“Só posso agradecer a todos aqueles que trabalharam comigo por todo esse tempo no Flamengo, ex-presidentes, dirigentes, treinadores, membros de comissão técnica, todos atletas, meninos que ajudei a revelar, funcionários do CT e torcida, nosso bem mais precioso. A vida segue”, diz outro trecho da nota.

O Flamengo anunciou que Alfredo Almeida vai assumir o cargo de gerente geral da base. O português foi contratado no início do ano para trabalhar como assistente de José Boto, e a diretoria justificou a escolha do profissional para substituir Carlos Noval por uma "mudança de filosofia".

A nota do clube destacou a experiência de Alfredo na formação de jogadores e como ele já vinha atuando no Ninho do Urubu na parte de integração entre base e profissional. Alfredo será apresentado oficialmente em coletiva junto ao novo técnico do Sub-20, Bruno Pivete, na segunda-feira (20). 

Nota de Carlos Noval na íntegra

O Flamengo demitiu nesta sexta-feira (11/07) o profissional com o maior número de títulos na base de qualquer clube do Brasil, o diretor Carlos Noval, depois de 15 anos de serviços prestados ao Rubro-Negro. 

“Infelizmente, meu ciclo chegou ao fim. Admito que fui pego de surpresa. Estava na minha sala no CT quando o Paulo Dutra veio me dizer que não tinha uma boa notícia para me dar, que o presidente tinha mandado me demitir. Perguntei o motivo e ele só me informou que era por uma mudança de filosofia no clube. Na verdade, já vi e vivi muita coisa no futebol e o que aconteceu comigo agora nem deveria me surpreender". 

Somando todas as categorias de base do Flamengo, Carlos Noval esteve junto na conquista de mais de 200 títulos, entre Mundial, Libertadores, Brasileiros, Copas do Brasil, Cariocas e tantos outros, e foi fundamental na formação de inúmeras crias da Gávea e do Ninho, nomes de peso posteriormente vendidos que renderam muitos milhões aos cofres do clube. Uma extensa lista que conta com Vinícius Jr, Paquetá, João Gomes, Jorge, Samir, Jean Lucas, Reinier, Rodrigo Muniz, Lázaro, Léo Duarte, Yuri César e outros mais de 40 negociados.

“Só posso agradecer a todos aqueles que trabalharam comigo por todo esse tempo no Flamengo, ex-presidentes, dirigentes, treinadores, membros de comissão técnica, todos atletas, meninos que ajudei a revelar, funcionários do CT e torcida, nosso bem mais precioso. A vida segue”, completou Carlos Noval, que também trabalhou no profissional do clube por sete anos, de 2108 a 2024, sendo um ano e meio como diretor e o restante como gerente de transição. E, assim como na base, enfileirou títulos.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.