Carioca 2025: Ferj convoca clubes para definir regulamento

22/11/2024, 17:39
Jogadores do Flamengo levantam taça do Campeonato Carioca; ferj marca data do arbitral para 2025

Flamengo e demais clubes da Série A do Campeonato Carioca foram convocados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para a reunião do Conselho Arbitral da edição de 2025. O evento vai acontecer na próxima terça-feira (26), às 12h, no Centro de Eventos do Hotel Lifestyle Laghetto Collection, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Assim como nos anos anteriores, o encontro servirá para os 12 clubes e a Ferj debaterem o regulamento do Carioca de 2025. O sorteio da tabela e data de início da competição também serão definidos, além de outros temas que possam ser de interesse dos participantes. A informação é do jornalista Renan Moura.

Próximos jogos do Flamengo: Fortaleza, Internacional e Criciúma

O regulamento das últimas quatro edições do Carioca foram em sistema de pontos corridos, com todos se enfrentando e os quatro primeiros classificados fazendo semifinais e depois finais. Contudo, esse formato não está garantido para temporada que todo o calendário do futebol brasileiro foi alterado.

Em função da pausa que precisará fazer para o Super Mundial, que conta com a presença do Flamengo, a CBF determinou que os Estaduais precisam começar mais cedo. A tabela divulgado pela entidade prevê o início do Carioca na semana do dia 12 de janeiro e fim em 26 de março, o que mantém as 16 datas.

A reunião do Conselho Arbitral da Ferj vai definir essa questão e deve sortear a tabela da competição. Lembrando que o Fla costuma disputar os primeiros jogos com time formado por jovens do sub-20 e deve manter a prática. Afinal, a temporada deste ano termina no dia 8 de dezembro e os atletas vão receber um mês de férias.

Flamengo foi campeão invicto em 2024

O ano de 2025 será chance para o Flamengo defender o título Carioca e venceu o seu 39º troféu estadual. A campanha da atual temporada deu esperanças de um ano histórico: 11 vitórias, quatro empates e somente um gol sofrido na campanha do título. Tento esse que foi sobre o time de Garotos do Ninho, ou seja, o time principal não foi vazado.

Mas o Estadual também gera discordâncias entre torcedores e imprensa. Neste ano, por exemplo, Tite priorizou a final do Carioca contra o Nova Iguaçu em relação a jogo da fase de grupos da Libertadores, o que rendeu críticas por toda a sua passagem. Em ano que o calendário deve ser ainda mais apertado, a posição do Fla em caso de situação similar é uma incógnita.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.