Carioca 2023: com filho do Delegado Lopes e Emerson Urso, Audax quer se manter na elite
O Campeonato Carioca 2023 inicia em 12 de janeiro, com o confronto entre Flamengo e Audax Angra dos Reis. O time do sul Fluminense é o caçula entre os 12 participantes do Cariocão 2023. Fundado em 2005, com o nome de Sendas Esporte Clube, em São João de Meriti, na baixada fluminense.
Em 2011, o nome do clube mudou para Audax Rio de Janeiro. Nômade, o clube se mudou para Miguel Pereira em 2019, antes de fazer acordo com a prefeitura de Angra dos Reis, trocar de nome para Audax Angra e se mudar para a cidade costeira, em 2022.
Leia Mais: Flamengo pode pagar mais por compra de Gerson; entenda as parcelas
Jogador de Seleção surgiu no Audax
Nesses 17 anos, o Audax pode se orgulhar de ter tido uma trajetória de ascensão no futebol carioca. O clube subiu da terceira divisão para a segunda divisão em 2007, sua primeira como uma equipe profissional. Ficou de 2008 a 2012 na Série B, mas ganhou seu primeiro título em 2010, quando bateu o Bangu na final da Copa Rio.
Em 2012, já como Audax Rio, o time venceu a segunda divisão e conseguiu o acesso para a Série A do Campeonato Carioca. Jogou a primeira divisão em 2013, quando ficou em sétimo e conseguiu uma vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo. Em 2014, terminou em penúltimo e caiu para a Série B.
Só voltou a subir em 2021, quando bateu o Gonçalense na final por 3 a 1. No Cariocão 2022, o Audax, já renomeado Audax Angra e jogando na Costa Verde do Rio de Janeiro, fez campanha razoável e terminou em oitavo lugar. Isso significou vaga na Taça Rio, onde perdeu para o Nova Iguaçu nas semifinais.
Na sua história, o Audax se orgulha de ter revelado dois nomes importantes no cenário do futebol nacional. Primeiro o técnico Maurício Barbieri, que treinou o clube em 2012 e 2013. Dentro de campo, o volante Bruno Guimarães, hoje no Newcastle, da Premier League, surgiu no Audax.
Audax estreia contra o Flamengo no Carioca 2023
O Audax estreia no Cariocão 2023 contra o Flamengo, em 12 de janeiro. O local da partida ainda não foi definido, mas o técnico Júnior Lopes está trabalhando com o elenco desde 24 de novembro. Lopes é filho do legendário treinador Antônio Lopes, campeão da Libertadores e Brasileiro pelo Vasco.
Júnior Lopes já trabalhou com Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes, mas também tem um período de cinco meses na Seleção Brasileira. Em clubes, trabalhou como auxiliar em grandes equipes como Vasco, Botafogo, Fluminense, mas também Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Athetico-PR, Coritiba.
Essa é a segunda passagem de Júnior Lopes pelo Audax. Ele comandou o clube em 2014. Para 2023, o time de Angra dos Reis mantém a base do elenco, pois conseguiu se manter na elite em 2022. Nenhuma grande contratação foi anunciada. O técnico Júnior Lopes aposta na continuidade para ter um resultado melhor do que o do ano passado.
O goleiro Murilo Prates, com passagens por Portuguesa e Rio Claro, ambos de São Paulo, é um dos destaques do time. O meia Emerson Urso, que jogou no Vasco, mas também no Corinthians, vai para o segundo ano no Audax. Ele chegou no meio de 2022, vindo do São Caetano.