Caravana do Flamengo segue para Brasília para 11º jogo contra o Botafogo fora do Rio
Depois de escalas em Curitiba, Santiago, Teresina e Córdoba, a Tour de Maio do Flamengo segue com força total e fará sua próxima parada em Brasília, onde o Mais Querido enfrentará o Botafogo pela quinta rodada do Brasileirão. A partida, inicialmente marcada no Maracanã, teve de ser transferida para o capital federal devido à reforma no gramado do estádio.
Com performances bem parecidas no campeonato até agora, Flamengo e Botafogo estão praticamente equiparados no campeonato brasileiro: uma vitória, dois empates e uma derrota para cada um. No entanto, o Rubro-Negro está uma colocação acima – 12ª – por ter um gol de saldo, enquanto o Botafogo está zerado.
Leia mais: Flamengo x Botafogo: veja como comprar ingressos para a quinta rodada do Brasileirão
Mas as semelhanças entre os dois clubes param por aí. Enquanto o Flamengo vem de um vice-campeonato brasileiro na Série A em 2021, o Botafogo traz o título da Série B. Além disso, nos últimos dez jogos disputados, o Botafogo venceu só uma vez, contra oito vitórias do Flamengo e um empate. Além disso, o Flamengo marcou 19 gols e o Botafogo fez apenas sete gols.
Flamengo x Botafogo na história
Um dos principais clássicos cariocas e um dos mais antigos do futebol brasileiro, Flamengo e Botafogo já se enfrentaram em 341 partidas oficiais. Dessas, o Flamengo venceu 125 vezes e marcou 519 gols, contra 103 partidas e 454 gols do rival. No total, 113 partidas terminaram empatadas.
A primeira partida oficial entre Botafogo e Flamengo registrada aconteceu pelo Campeonato Carioca de 1913. Na ocasião, em maio daquele ano, o time alvinegro venceu o rubro-negro pelo placar final de 2 a 1. A primeira vitória do Flamengo sobre o Botafogo ocorreu em maio de 1915, também pelo Campeonato Carioca, pelo placar de 2 a 1.
Clássico fora do Rio
O jogo entre Flamengo e Botafogo será o 11º fora da cidade do Rio de Janeiro. Antes disso, o clássico já ocorreu em Buenos Aires (1953), Milão (1978), Fortaleza (2), Volta Redonda (3), Manaus, Juiz de Fora (2), com cinco vitórias do Mais Querido –incluindo as duas partidas internacionais –, três empates e duas derrotas.