Capelo: Flamengo precisa descobrir verdadeiro tamanho dos seus potenciais consumidores

29/08/2023, 16:55
Torcida do Flamengo lota estádio; nova carga de ingressos foi liberada para Flamengo x Santos, pelo Brasileirão

O Instituto Datafolha divulgou mais uma pesquisa de torcida no Brasil e aponta que o Flamengo chegou ao índice de 21% dos torcedores brasileiros, o maior na história em pesquisas do instituto. No entanto, o jornalista Rodrigo Capelo afirma que o clube não pode se basear nestas pesquisas para planejar possíveis consumidores.

Em sua coluna no jornal O Globo, Capelo questiona os índice de 21% de rubro-negros apresentados pela pesquisa, que representaria 43 milhões de brasileiros que torcem para o Flamengo. Isso porque a arrecadação de R$ 1,17 bilhão em 2022, maior da história entre clubes brasileiros, representaria pouquíssimo dinheiro para uma empresa com tantos consumidores.

Leia mais: Flamengo confirma venda de goleiro, mas mantém percentual

Por exemplo: a receita histórica do clube seria apenas a 367ª na lista de maiores receitas do Brasil, feita pela revista Exame. Dessa forma, o jornalista diz que os dirigentes rubro-negros não podem se apegar a estes números e devem identificar o verdadeiro tamanho dos potenciais consumidores. Caso o contrário, o resultado do planos de negócios será sempre “frustrante e deficitário”.

Por outro lado, Capelo ressalta números na pesquisa do Datafolha que podem ser interessantes para o Mais Querido. O clube apresentou 28% da preferência entre jovens de 16 a 24 anos. Ou seja, pessoas que nasceram entre 1999 e 2007 escolheram torcer para o rubro-negro antes do início da fase de títulos atual.

“A perpetuação do Flamengo como o clube de maior torcida do país é o que importa- tanto para os adversários, como motivo de desespero, quanto para a apresentação comercial do dirigentes flamenguista. O papo sobre dezena de milhões de fãs é galhofa e megalomania. Em qualquer clube”, escreveu Rodrigo Capelo em sua coluna.

Torcida do Flamengo é maioria em todas as faixas etárias

Além dos 28% entre jovens de 16 a 24 anos, maior vantagem em relação aos outros clubes, o recorte etário da pesquisa mostra que o Flamengo é a principal escolha entre pessoas de todas as idades. O Fla só é a preferencia em menos de 20% da população entre pessoas de 60 anos ou mais, mas segue na liderança com 16%.

Além disso, a torcida do Flamengo também é maior entre torcedores de todas as classes sociais do Brasil. O clube também apresenta dado curioso na pesquisa do Datafolha: tem porcentagem superior entre comparado com homes, 22 a 21%. O Fortaleza e Seleção Brasileira são os únicos que também apresentam a estatística.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.