Telão alerta contra cantos homofóbicos no Fla x Flu

17/03/2024, 09:34
Atualizado: 17/03/2024
Flamengo, que já foi multado por cantos homofóbicos no Carioca de 2022, pode sofrer nova punição se juiz incluir caso na súmula do Fla x Flu

O telão do Maracanã exibiu, nos minutos finais do Fla x Flu deste sábado (16), a mensagem “torcedor, não entoe cantos homofóbicos” para evitar que o Flamengo sofra punições da Justiça desportiva.

Minutos antes, parte da torcida do Flamengo cantou uma música que usa uma palavra pejorativa de cunho homofóbico contra a torcida do Fluminense.

➕ Rossi não leva gol e Flamengo bate dois recordes históricos no Fla x Flu

O Flamengo já foi punido pelo mesmo canto no Carioca de 2022, na mesma partida na qual o Fluminense escapou de sanção por ofensas racistas de sua torcida a Gabigol, Na ocasião, o TJD multou o Flamengo em R$ 20 mil.

No Campeonato Brasileiro do ano passado, a Procuradoria do STJD arquivou denúncia feita pelo Grupo Arco-Íris contra o Flamengo após o Fla x Flu do returno do Campeonato Brasileiro, que buscava punição do Flamengo pelos mesmos motivos. A Procuradoria considerou que a ONG não teria a prerrogativa de fazer essa denúncia.

Cantos homofóbicos podem levar até a perda de pontos, mas só em casos mais graves

A súmula da partida ainda não foi divulgada para saber se o juiz Wagner do Nascimento Magalhães incluiu referência ao episódio na súmula.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê até a perda de pontos para o caso de cantos homofóbicos. Entretanto, o protocolo da CBF é que essa punição só pode ser aplicada caso os cantos se iniciem, haja apelo para eles serem interrompidos no telão e eles prossigam mesmo assim, com o juiz tendo que paralisar a partida para que eles deixem de ocorrer. Não foi o caso no Fla x Flu.

Assim sendo, caso a infração tenha sido incluída na súmula pelo juiz, a pena mais provável para o Flamengo é uma nova multa.


Compartilhe