Durante edição do podcast Flow Sport Club, Julio Brant, candidato à presidência do Vasco, falou sobre a SAF da 777 e citou que até o Flamengo irá seguir o modelo em breve. Para Brant, todos os clubes do futebol brasileiro em algum momento vão virar SAF.
”O modelo SAF é um modelo muito bom. Eu tenho para mim e tenho pouquíssimas chances de errar, na minha opinião, que esse modelo todos os clubes do Brasil vão seguir. Dos grandes aos menores. Vasco, Corinthians, Flamengo, Athletico-PR, Fluminense… Todos os clubes vão seguir esse modelo de SAF. Ele é o que permite que o dinheiro pesado tenha condições e segurança de investir no clube”, disse Julio.
Leia também: RMP crava que alguns jogadores do Flamengo vivem em ‘noitadas’
Vale ressaltar que o Vasco vendeu 70% de seu percentual do futebol para a empresa americana 777 Partners. Ou seja, apenas 30% continua com o clube social. O tema SAF já virou pauta no Flamengo, porém o Mengão não admite ser minoritário no negócio, como o Vasco no desespero se vendeu.
Flamengo irá virar SAF algum dia?
Desde dezembro de 2022 que o Flamengo vem tendo frequentes reuniões na Gávea sobre a implementação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol). De acordo com o jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o presidente Rodolfo Landim ao lado de Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral, Gustavo de Oliveira, VP de marketing e comunicação, e Luiz Eduardo Baptista, presidente do Conselho de Administração, foram para a Alemanha em junho para tratarem sobre o tema.
A ideia era saber como é a relação do Bayern de Munique com as empresas que se tornaram acionistas do clube. Por isso, a alta cúpula do Flamengo chegou a agendar uma reunião com Herbert Hainer, presidente do Bayern de Munique. Os Bávaros detêm 75% das ações de seu clube, já que os outros 25% são divididos igualmente entre três empresas: Audi, Adidas e Allianz (todas possuem 8,33% do time alemão).
Conforme dito pelo GE, o desejo do Flamengo é ter um modelo de SAF nos moldes do Bayern de Munique. Ou seja, vender cerca de 25 a 30% do futebol do Mengão para eventuais parceiros.