Com as finais do Campeonato Carioca iniciando nesta quarta-feira (30), Flamengo e Fluminense receberam uma notícia nada agradável. Isso porque o Cariocão não terá premiação pelo segundo ano consecutivo, assim como aconteceu em 2021.
A informação é do jornalista Renan Moura, da ‘Rádio Globo‘ e ‘CBN‘. Ainda segundo ele, novamente a FERJ não conseguiu arrecadar dinheiro para premiar os clubes. O feito aconteceu, também em 2021, quando o Flamengo foi campeão sobre o Fluminense. À altura, nem o Rubro-Negro e nem o Tricolor receberam o dinheiro referente à premiação. Da mesma forma, Vasco e Botafogo, na Taça Rio, também não ganharam.
Leia Mais: Flamengo divulga escalação para enfrentar o Fluminense na final do Cariocão
Desde que as cotas de TV começaram a ser negociadas pelo clube para serviços de streaming, como o do Cariocão Play, a FERJ alegou não conseguir tornar o campeonato rentável. Assim, não arrecadou fundos suficientes para premiar as equipes. Ironicamente, além dos direitos de transmissão, os clubes pagaram, em todas as partidas, a chamada “Taxa FERJ”, incluídas nos borderôs após os jogos.
Flamengo teve prejuízo na primeira fase do Campeonato Carioca
Com um calendário cada vez mais apertado, o Flamengo foi obrigado, pelo regulamento do Carioca a utilizar os jogadores profissionais a partir da quarta rodada do torneio. Entretanto, o técnico Paulo Sousa preferiu adiantar e o elenco principal do Mais Querido estreou na terceira rodada do Boavista. No entanto, engana-se quem pensa que o retorno do público traria boas notícias ao Mengão.
O Flamengo teve um prejuízo de quase meio milhão na primeira fase do Carioca. Ao todo, o clube só lucrou em duas partidas: contra o Boavista, na estreia do time profissional e contra o Bangu, na última rodada e com o retorno do Maracanã. Nas outras nove partidas, o prejuízo chegou à casa dos R$ 490 mil.