Campeão mundial de 81 sai em defesa da luta antirracista
Após ser mencionado em entrevista pelo técnico do Fluminense, Marcão, Andrade saiu em defesa da luta antirracista com um texto em seu Instagram.
Nesse sentido, o campeão Brasileiro destacou a falta de técnicos negros na série A do campeonato, também apontado por Marcão.
“Enquanto isso, trabalhemos para diminuir a discriminação racial real que infelizmente temos em nosso país: 54% da população brasileira é negra, 20 clubes na Série A com um único técnico negro (sendo você, Marcão) e a justificativa é competência? 🤔”, apontou o ex-volante.
Em seu texto, Andrade também pontuou a importância do movimento antirracista e prestou solidariedade ao comandante do time rival das Laranjeiras, por ataques sofridos após divulgação da entrevista.
“Queria me solidarizar aos ataques que você começou a sofrer por seu questionamento e posicionamento corretos: mimimi, lacração, etc. Isso só confirma o quanto precisamos progredir enquanto sociedade. “, afirmou o campeão.
Tal qual Andrade, Marcão questionou na entrevista a falta de técnicos negros na série A e lembrou do técnico campeão de 2009, na arrancada histórica do Flamengo até o hexacampeonato.
“O Andrade, que foi campeão brasileiro e não teve mais oportunidade? Não faz sentido. Em qualquer outra situação, estaria dirigindo uma outra equipe. Por que isso acontece? Por que somos negros?”, perguntou Marcão.
O campeão mundial de 1981 terminou seu texto lembrando a frase do Emicida contra o racismo e na luta pela igualdade racial.
“É o que Emicida canta: “de quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais”. Nós sabemos o quanto importa!”, concluiu.