Após um primeiro turno ruim, o Flamengo tenta se reerguer no Brasileirão e ir em busca do enea. Assim, depois de uma vitória importante contra o Coritiba, muitos rubro-negros se encheram de esperanças para uma reviravolta do Mengão no campeonato. E não é para menos, visto que a atual campanha do Fla no Brasileiro é semelhante a de 2020, ano de título.
Em um comparativo, é possível notar que as primeiras 20 rodadas do Flamengo em 2020 e 2023 são praticamente idênticas. A mesma quantidade de pontos (35), bem como o mesmo número de vitórias (10), derrotas (cinco) e empates (cinco).
Leia mais: Matheus Cunha elogia treinador do Inter e diz sobre Brasileirão: ‘Desacreditar nunca’
A grande diferença, contudo, é a distância para o líder. Em 2020, o Rubro-Negro fechou a 20ª rodada com cinco pontos de distância para o São Paulo. Em contrapartida, o Mengão atualmente está há 13 pontos do Botafogo. Ou seja, os próximos jogos serão essenciais para o Mais Querido diminuir a diferença para o rival.
Um desses duelos, inclusive, será contra o próprio Botafogo: na 22ª rodada, o Flamengo vai até o Nilton Santos encarar o alvinegro. Os confrontos diretos foram, por exemplo, a virada de chave para a campanha do Rubro-Negro em 2020.
Vale lembrar que o jogo que definiu o título do octa aconteceu, justamente, em um duelo direto. Na ocasião, o Fla recebeu o Internacional pela penúltima rodada e caso perdesse, ficaria sem o título. Contudo, o Mengão conquistou um resultado “à la Flamengo” e venceu para seguir vivo até a rodada final, quando levantou a taça.
Octa: Uma virada histórica que inspira o Flamengo em 2023
Sendo assim, a campanha de 2020 em uma remontada histórica é a vitamina ideal para o Flamengo em 2023. Naquela época, o Mais Querido superou grandes adversidades para chegar lá. Além da pandemia, que desfalcou o Fla em muitos jogos importantes, o Rubro-Negro de Ceni ainda precisou de “improvisos” para se sagrar campeão. Willian Arão, por exemplo, virou zagueiro, enquanto Diego Ribas se tornou volante aos 36 anos.
Gabigol, por outro lado, foi o príncipe regente. Atuou por quase um turno inteiro pendurado e comandou o Flamengo até o título, balançado as redes seis vezes na reta-final. Desse modo, o agora camisa 10 pareceu relembrar dos velhos tempos e publicou nas redes sociais uma mensagem para a Nação: “Faltam 20 finais”, em referência as 18 rodadas do Brasileirão e aos dois jogos da Copa do Brasil. Ou seja, o time quer acreditar, tem potencial para fazer melhor e chama a torcida para sonharem juntos.