Câmara Municipal aprova comissão especial para acompanhar construção do estádio do Flamengo

Nesta quinta-feira (20), os vereadores do Rio de Janeiro aprovaram a criação de uma comissão especial e de uma frente parlamentar para acompanhar o processo de construção do estádio do Flamengo. A criação desse grupo foi proposta pelo vereador Marcelo Diniz e terá como objetivo principal fiscalizar todo o processo da construção do estádio próprio do Mengão no terreno do antigo Gasômetro.
Uma frente parlamentar é composta por um grupo de vereadores que se organiza para acompanhar, debater e fiscalizar temas de interesse público. No caso específico da comissão para a construção do estádio do Flamengo, os políticos serão responsáveis por acompanhar todas as etapas do projeto, do planejamento até a execução da obra, e garantir que cumpra as exigências previstas no edital da Prefeitura do Rio de Janeiro (cuidados com o solo, transferência de estruturas de gás, obrigações ambientais, mobilidade urbana, etc).
➕ Sesc Flamengo deve passar por grande reformulação para a próxima temporada
Os vereadores que serão indicados para compor essa frente parlamentar também poderão trabalhar em articulações políticas que ajudem o Rubro-Negro no processo de construção. Como por exemplo: intermediar reuniões com a Prefeitura e/ou investidores para garantir o andamento do processo e sugerir leis que facilitem a viabilização da obra. Além disso, há responsabilidade de acompanhar os impactos para os moradores da região.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A proposta do vereador Marcelo Diniz contou com o apoio da Comissão de Assuntos Urbanos, composta pelos vereadores Átila Nunes e Zico, além da Comissão de Esportes, Lazer e Eventos: Felipe Boró, Fernando Armelau e Zico. Além da subinscrição dos também vereadores Rogério Amorim, Inaldo Silva, Leniel Borel, Leonel de Esquerda, Marcos Dias, Poubel, Rafael Aloisio Freitas, Renato Moura, Rodrigo Vizeu, Vitor Hugo, Welington Dias, Willian Coelho, Helena Vieira, Rosa Fernandes, Talita Galhardo, Tânia Bastos e Flavio Valle.
Estudo de viabilidade do projeto
Uma das primeiras ações do presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi contratar a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização de um estudo de viabilidade econômico-financeiro. Segundo o jornal O Globo, a diretoria rubro-negra vai receber o resultado na próxima terça-feira (25).
O clube solicitou o adiamento de 90 dias da assinatura do termo final do terreno do Gasômetro, a diretoria aguarda a análise da viabilidade financeira para entender como seguir com o estádio do Flamengo. O orçamento proposto pela gestão Landim previa um gasto de R$ 1,9 bilhão, mas o documento sequer foi votado pela nova diretoria.