Calendário pesado? Flamengo é o time do G4 que menos jogou no ano
Embora o número de jogos seja uma pauta recorrente nas entrevistas do técnico Tite, oito clubes da Série A do Brasileirão, incluindo os três times à frente do Flamengo na tabela (Botafogo, Fortaleza e Palmeiras), fizeram mais jogos em 2024 do que o Rubro-Negro. Afinal, o que explica o alto desgaste físico do time comparado aos demais?
É inegável que o calendário do futebol brasileiro não é dos mais organizados. Principalmente para o Flamengo, que é o único time do G4 que está disputando três competições e tem enfrentado adversários complicados. E, na próxima quinta, terá o desgaste que enfrentará na altitude de La Paz.
➕Flamengo retoma atividades de olho na decisão contra o Bolívar
No entanto, as recentes atuações do Mengão, preocupam o torcedor. O baixo rendimento, a quantidade de lesões musculares e as falhas defensivas, principalmente no jogo aéreo, não são problemas ocasionados, exclusivamente, pela quantidade de jogos.
Além disso, o Flamengo segue sem anunciar uma contratação na atual janela – que fecha dia 2 de setembro. Com isso, Tite precisa fazer improvisações. Com ausências confirmadas de Everton Cebolinha e Viña para o restante da temporada, o clube corre contra o tempo para fazer reposições.
Veja o número de jogos em 2024
- Fortaleza – 54
- Botafogo – 53
- Bahia e Bragantino – 52
- Athletico, Cuiabá e Palmeiras – 51
- Grêmio- 49
- Corinthians, Flamengo, Fluminense e São Paulo – 48
Flamengo foi o clube que mais teve desfalques durante a Copa América
Vale lembrar que o elenco do Flamengo foi afetado diretamente com a ausência de vários jogadores que foram disputar a competição pelas suas seleções enquanto o Campeonato Brasileiro continuava. Ao todo, cinco jogadores desfalcaram o plantel, tornando o Rubro-Negro o clube brasileiro que mais cedeu atletas.
Nesse sentido, o desgaste físico do elenco do Mais Querido pode ser consequência do período no qual o time de Tite disputou nove rodadas do Brasileirão com, pelo menos, quatro peças ausentes por conta da Copa América. Pulgar, pelo Chile, e Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña, pelo Uruguai, foram os atletas convocados.