Calendário de dezembro do Flamengo se assemelha ao de novembro

Ceni terá mês cheio para preparar o Flamengo em busca dos objetivos na temporada
Se Domènec Torrent reclamava de tempo para recuperar seus jogadores e treinar, não será diferente com Rogério Ceni. O novo comandante do Flamengo terá em dezembro sete jogos para disputar – isso se conseguir a classificação contra o Racing. Em caso de eliminação na noite desta terça, o Mais Querido disputará apenas o Brasileiro na temporada e o número de partidas cairá para cinco.
Trabalhando com a melhor das hipóteses, e o Flamengo eliminando a equipe de Avellaneda logo mais, a equipe fará apenas um jogo a menos do que a maratona que enfrentou em novembro. Na ocasião, o Fla emendou decisões pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e também Libertadores. Confira abaixo os calendários.
Dezembro
01/12 – Fla x Racing (Maracanã) – Libertadores
05/12 – Botafogo x Fla (Nilton Santos) – Brasileirão
13/12 – Fla x Santos (Maracanã) – Brasileirão
16/12 – Quartas de Finais da Libertadores*
20/12 – Fla x Bahia (Maracanã) – Brasileirão
23/12 – Quartas de Finais da Libertadores*
27/12 – Fortaleza x Fla (Arena Castelão) – Brasileirão
Novembro
01/11 – Fla 1×4 São Paulo – Brasileirão – Maracanã
04/11 – Fla 3×2 Athletico-PR – Copa do Brasil – Maracanã
08/11 – Atlético-MG 4×0 Fla – Brasileirão – Mineirão
11/11 – Fla 1×2 São Paulo – Copa do Brasil – Maracanã
14/11 – Fla 1×1 Atlético-GO – Brasileirão – Maracanã
18/11 – São Paulo 3×0 Fla – Copa do Brasil – Maracanã
21/11 – Fla 3×1 Coritiba – Brasileirão – Maracanã
24/11 – Racing 1×1 Fla – Libertadores – El Cilindro
Leia também: Eliminação para o Racing pode causar uma revolução no Flamengo
Flamengo x Racing vale muito
Depois de uma semana se preparando para este jogo, o Flamengo entra em campo na noite desta terça-feira, 01, em busca de uma classificação para as quartas de finais da Copa Conmebol Libertadores. O técnico Rogério Ceni terá o retorno de Rodrigo Caio, Maurício Isla e Pedro, porém Gabigol não se recuperou a tempo de seu desiquilíbrio muscular. A classificação contra o Racing traria um clima de paz e de mudança de chave em todo o departamento de futebol, no entanto uma nova eliminação poderia causar feridas.
De acordo com o jornalista Fred Huber, do GE, a queda para os argentinos de Avellaneda seria o estopim com potencial para iniciar uma revolução interna no departamento de futebol. Criticados pela torcida, muitos jogadores poderia ingressar em uma barca para a próxima temporada, e mudanças também seriam analisadas no departamento médico.
A questão financeira também seria impactada, já que o clube projetou receber aproximadamente R$ 34 milhões em premiação na Copa do Brasil, e foi eliminado nas quartas para o São Paulo. Além disso, na Libertadores, o planejado é que o time chegue às semifinais.