Calçade vê Flamengo em evolução e projeta: 'Outubro será muito melhor'

Atualizado: 21/08/2025, 17:47

Jogo após jogo o Flamengo de Filipe Luís se firma como uma das melhores equipes do continente. Líder do Brasileirão e classificado na Libertadores, o Rubro-Negro ainda tem o que evoluir, segundo Paulo Calçade. O jornalista determina, inclusive, passos de evolução mês após mês.

➕ Flamengo apresenta evolução impressionante contra times do G12 a partir de 2019; confira

Analisando a vitória do Flamengo diante o Internacional, Calçade exaltou a atuação da equipe. Afirmando que o Rubro-Negro precisava vencer para se aproveitar da curva de evolução. Com contratações de peso chegando, o time precisa de tempo para se adaptar e entrosar.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Em cima disso, Calçade aponta como em setembro o Fla estará melhor, e em outubro, melhor ainda. Isso acompanhando a evolução dos jogadores que chegaram, como Saúl, por exemplo, que brilhou contra o Inter.

"O Flamengo foi muito superior. E o Flamengo precisava passar. E por quê? Porque o Flamengo de setembro vai ser muito melhor. O de outubro, muito melhor. Porque é um Flamengo que vai ajustando peças", determina o jornalista.

Ao todo nesta janela foram cinco chegadas: Jorginho, Samuel Lino, Saúl, Emerson Royal e Carrascal. Desses citados, Jorginho é titular absoluto, enquanto os outros caminham para ser também.

Flamengo mostra estilo definido e vitória convincente, analisa Calçade

Com muita personalidade, o Flamengo foi até o Beira-Rio e venceu de novo o Internacional. Classificado às quartas da Libertadores, Paulo Calçade exalta como o time soube jogar um mata-mata. Definindo o triunfo rubro-negro como "maduro".

"O que a gente viu foi uma vitória madura do Flamengo em todos os sentidos. E é preciso saber jogar uma competição assim. No mata-mata, ela é totalmente diferente. Então, o Flamengo entendeu isso", disse.

Para Calçade, isso é um trunfo coletivo do Flamengo de Filipe Luís. Que, no entanto, não deixa de ter atuações individuais muito boas. No caso da última partida, o comentarista destaca Varela e a dupla de zaga Léo Ortiz e Léo Pereira.

"E aí você vai olhando para o time, o coletivo está funcionando muito bem, apoiado por atuações individuais muito boas. O Varela bem, os zagueiros sempre tão bem...", analisa Calçade.

Juntando tudo isso, o jornalista pontua a maneira na qual o time do Flamengo se comporta. Calçade destaca o estilo de Filipe Luís, cada vez mais característico e evidente na equipe.

"Então, é um Flamengo que vai começando a apresentar para a gente qual é o estilo, como ele vai se comportar. E ele se comportou muito bem o tempo todo", afirma.

Eliminado na Copa do Brasil, o Flamengo só tem pela frente Libertadores e Brasileirão. As duas competições são o foco do Mengão na temporada, e isso é muito importante. Assim, com elenco qualificado e em evolução constante, a tendência é o Fla disputar os dois títulos.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.