Calçade vê Flamengo em evolução e projeta: 'Outubro será muito melhor'

Jogo após jogo o Flamengo de Filipe Luís se firma como uma das melhores equipes do continente. Líder do Brasileirão e classificado na Libertadores, o Rubro-Negro ainda tem o que evoluir, segundo Paulo Calçade. O jornalista determina, inclusive, passos de evolução mês após mês.
➕ Flamengo apresenta evolução impressionante contra times do G12 a partir de 2019; confira
Analisando a vitória do Flamengo diante o Internacional, Calçade exaltou a atuação da equipe. Afirmando que o Rubro-Negro precisava vencer para se aproveitar da curva de evolução. Com contratações de peso chegando, o time precisa de tempo para se adaptar e entrosar.
Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Depósito mínimo R$1
Em cima disso, Calçade aponta como em setembro o Fla estará melhor, e em outubro, melhor ainda. Isso acompanhando a evolução dos jogadores que chegaram, como Saúl, por exemplo, que brilhou contra o Inter.
"O Flamengo foi muito superior. E o Flamengo precisava passar. E por quê? Porque o Flamengo de setembro vai ser muito melhor. O de outubro, muito melhor. Porque é um Flamengo que vai ajustando peças", determina o jornalista.
Ao todo nesta janela foram cinco chegadas: Jorginho, Samuel Lino, Saúl, Emerson Royal e Carrascal. Desses citados, Jorginho é titular absoluto, enquanto os outros caminham para ser também.
Flamengo mostra estilo definido e vitória convincente, analisa Calçade
Com muita personalidade, o Flamengo foi até o Beira-Rio e venceu de novo o Internacional. Classificado às quartas da Libertadores, Paulo Calçade exalta como o time soube jogar um mata-mata. Definindo o triunfo rubro-negro como "maduro".
"O que a gente viu foi uma vitória madura do Flamengo em todos os sentidos. E é preciso saber jogar uma competição assim. No mata-mata, ela é totalmente diferente. Então, o Flamengo entendeu isso", disse.
Para Calçade, isso é um trunfo coletivo do Flamengo de Filipe Luís. Que, no entanto, não deixa de ter atuações individuais muito boas. No caso da última partida, o comentarista destaca Varela e a dupla de zaga Léo Ortiz e Léo Pereira.
"E aí você vai olhando para o time, o coletivo está funcionando muito bem, apoiado por atuações individuais muito boas. O Varela bem, os zagueiros sempre tão bem...", analisa Calçade.
Juntando tudo isso, o jornalista pontua a maneira na qual o time do Flamengo se comporta. Calçade destaca o estilo de Filipe Luís, cada vez mais característico e evidente na equipe.
"Então, é um Flamengo que vai começando a apresentar para a gente qual é o estilo, como ele vai se comportar. E ele se comportou muito bem o tempo todo", afirma.
Eliminado na Copa do Brasil, o Flamengo só tem pela frente Libertadores e Brasileirão. As duas competições são o foco do Mengão na temporada, e isso é muito importante. Assim, com elenco qualificado e em evolução constante, a tendência é o Fla disputar os dois títulos.
Verdades impopulares:
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) August 20, 2025
A fases recente de Palmeiras e Flamengo na Libertadores já superaram o período áureo do São Paulo na competição, com folga.
E tem poucas coisas mais chatas que essa forçada de barra em relação ao São Paulo na Libertadores (+🧵)#Libertadores pic.twitter.com/KueGsctTZx














