Calçade cobra efetividade do Flamengo e dispara: 'Esperava mais'

Atualizado: 17/06/2025, 08:47

O Flamengo estreou com vitória na Copa do Mundo de Clubes ao bater o Espérance-TUN, por 2 a 0. Apesar do triunfo em um jogo completamente controlado, o jornalista Paulo Calçade afirma que esperava mais do time comandado por Filipe Luís.

➕ ‘Esse é o caminho’: Filipe Luís vibra com entrega coletiva e solidez do Flamengo

Segundo Calçade, apesar da posse de bola e o domínio das ações, o Flamengo oscilou durante o jogo, principalmente tendo dificuldade na hora de conectar Pedro nas ações ofensivas.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Além disso, o comentarista chama atenção para um suposto "apagão" do Rubro-Negro após abrir o placar.

"Esperava um pouquinho mais, porque o Flamengo teve 70% da posse de bola e nem sempre não oscilou ao longo do jogo. Então ele faz o primeiro gol e depois dá uma apagada o Flamengo. O Flamengo ainda com essa dificuldade de conectar o Pedro ao jogo, que é o cara que define", disparou Calçade.

O Rubro-Negro abriu o placar com Arrascaeta aos 17 minutos, após o tradicional período de pressão total que o time de Filipe Luís gosta de impor.

Naturalmente, após tanta intensidade, é natural que o time baixe um pouco e em repouso, pare de ocupar, da forma que estava ocupando, o campo de ataque adversário.

Ainda assim, Paulo Calçade destaca que imaginava um Mengão com ainda mais efetividade diante o controle do jogo, cobrando contundência da equipe. Pontuando por fim, que mesmo com isso, dá para melhorar ao longo da competição.

"Eu esperava um pouquinho mais, porque era o controle, a posse, e transformar num jogo mais efetivo, mais contundente para o adversário. Mas dá para melhorar", afirmou.

Flamengo tem que acordar, diz Calçade

Apesar de uma vitória que logo de cara coloca o Flamengo na briga pela liderança do grupo, o jornalista Paulo Calçade cobra que o time rubro-negro "acorde".

O comentarista destaca que em uma estreia é natural que haja oscilações, mas chama atenção que daqui para frente, algumas coisas podem fazer com que o time não passe caso não seja resolvida rapidamente.

"Sempre a estreia, ela é difícil. Embora sejam três partidas, então você tem que acordar rapidinho, senão não passa", analisou o jornalista.

O próximo compromisso do Flamengo será o mais complexo da fase de grupos, enfrentando o Chelsea.

Apesar da tensão de enfrentar um time europeu, na primeira rodada os ingleses se mostrarão não tão seguros diante um frágil Los Angeles FC, e mesmo com a vitória, foram pressionados e em muitos momentos flertaram com um resultado negativo.

O duelo acontece na sexta-feira (20), às 15h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, Filadélfia.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.