O Flamengo visitou o invicto Paulistano nessa sexta-feira (20), no Ginásio Antônio Prado Jr, em jogo válido pela 5ª rodada do Novo Basquete Brasil 8. A equipe paulista venceu os quatro jogos que disputou até aqui, enquanto o rubro-negro vem de três vitórias seguidas. Buscando manter a invencibilidade o técnico do Paulistano, Gustavo de Conti, mandou a quadra o seguinte time: Valtinho, Dawkins, Gruber, Gemerson e Caio Torres. Já José Neto mandou a quadra a seguinte equipe, buscando a quarta vitória seguida: Gegê, Rafael Luz, Marquinhos, Rafael Mineiro e JP Batista.
O primeiro quarto começou com um toco de JP Batista em Valtinho, mas a equipe cometeu dois erros no ataque que comprometeram o início de partida. Após isso, o Orgulho da Nação se organizou e Marquinhos anotou nove pontos e comandou a virada do Flamengo na partida, 13 a 7. No fim do quarto, o Paulistano até conseguiu diminuir a vantagem, mas o rubro-negro venceu o quarto por 18 a 15. Destaques do quarto foram Caio Torres (CAP) com seis pontos, Gemerson (CAP) com três rebotes e Marquinhos (FLA) com nove pontos.
No segundo período, o atual tricampeão começou com tudo e abriu a maior vantagem na partida, 23 a 15, forçando o pedido de tempo de Gustavinho. Após o tempo, os comandados de Neto continuaram melhor e abriram doze pontos de vantagem, 31 a 19, mas uma corrida de 8 a 0 a favor da equipe da casa, cortou a vantagem para quatro pontos, 31 a 27, e forçou o pedido de tempo de José Neto. Após o tempo, JP cometeu falta de ataque e no estouro dos 24s Guilherme cortou a vantagem para apenas um ponto, 31 a 30, forçando outro tempo de Neto restando 13s para o intervalo. Na última jogada, Marquinhos acertou uma bola de dois, e o Mengão foi para o intervalo ganhando por 33 a 30, 15 a 15 no quarto. Os destaques do quarto foram Jason Robinson (FLA) com cinco pontos e JP Batista (FLA) com seis rebotes.
Na volta do intervalo, a partida recomeçou equilibrada até que a equipe da casa conseguiu passar a frente no placar, 41 a 39, com grande atuação de Caio Torres. Com uma bola de três, Rafael Mineiro recolocou o rubro-negro na frente, 42 a 41. Após abrir 47 a 44, a equipe paulista permitiu o empate novamente no fim do quarto, 49 a 49 (Paulistano 19 x 16 Fla no período). Os destaques do quarto foram Caio Torres (CAP) com seis pontos, Gruber (CAP) com três rebotes, Meyinsse e Mineiro (FLA) com cinco pontos.
No último quarto, Rafael Luz abriu os trabalhos com uma bola de três, mas uma sequência de sete pontos seguidos da equipe da casa fez a vantagem ser do Paulistano, 56 a 52, forçando o tempo de José Neto. Após o tempo, o Paulistano continuou melhor e abriu 62 a 52 na metade do quarto. JP Batista anotou três pontos seguidos, diminuiu a desvantagem para sete pontos. 62 a 55, e forçou o tempo de Gustavinho de Conti. Após o tempo, a vantagem se manteve em sete, 67 a 60, a 1min50s do fim forçando mais um tempo de José Neto. Aproveitando os erros ofensivos do rubro-negro, o Paulistano se manteve invicto no NBB 8 vencendo o FlaBasquete por 67 a 60
A próxima partida do Orgulho da Nação é no dia 01/12 às 20h30min, contra o Basquete Cearense no ginásio Paulo Sarazate.
Destaques:
Flamengo:
Pontos: Marquinhos com 13 pontos
Assistências: Rafa Luz, Marcelinho, Marquinhos, e Gegê com 2 assistências
Rebotes: JP Batista com 9 rebotes
Paulistano:
Pontos: Caio Torres com 20 pontos
Assistências: Arthur Pecos com 6 assistências
Rebotes: Caio Torres com 7 rebotes