No dia 10 de outubro, Tite chegou ao Flamengo com a missão de garantir vaga para o time na fase de grupos da Libertadores e começar os planos para 2024. Mas o time evoluiu muito mais rápido do que o esperado e hoje está empatado com o líder do Brasileirão, o Palmeiras. O grande resultado em pouco tempo de trabalho empolga jornalistas e torcedores para o próximo ano.
O jornalista Cahê Mota, do “ge”, foi um dos que utilizou suas redes sociais para elogiar o início do trabalho de Tite. Ele entende que, independente de título brasileiro, a melhora da equipe já deve ser o suficiente para empolgar os torcedores rubro-negros visando a próxima temporada, principalmente para competições de pontos corridos.
Leia mais: ‘É claro que eu vou torcer contra’, dispara Tite
“Por fim, fica a reflexão para o torcedor do Flamengo. Se Tite fez o que fez na correria de uma reta final de Brasileirão, o que esperar de um 2024 com formação de elenco e tempo para trabalhar? As previsões são as melhores para os próximos anos em pontos corridos”, publicou Cahê Mota.
Com pouco mais de um mês no Flamengo, Tite não hesitou ao fazer mudanças importantes no time titular ou na forma de jogar. O treinador mudou a função de Gerson, por exemplo, e também trabalhou muito o equilíbrio defensivo do time.
Antes da chegada do treinador, a equipe costuma apresentar desorganização e sofria média superior a 1 gol por jogo. No entanto, o novo comandante ajustou a linha defesa e o resultado é a menor média de gols sofridos de toda gestão Rodolfo Landim, que está em seu 10º treinador.
Vale destacar que o período de Tite no Fla é muito curto comparado com os de outros treinador. A média de 0.6 gol sofrido por jogo no Brasileirão, no entanto, chama a atenção. Isso porque o Flamengo é um time que se expõe ao ir o ataque e geralmente apresenta alta média de gols sofridos. Com o novo treinador, foram seis gols em nove partidas.
Cebolinha atribui bom momento no Flamengo à chegada de Tite
Além das muitas mudanças táticas, uma das principais características do trabalho do Tite é aumentar a confiança dos atletas. E Everton Cebolinha certamente é o melhor exemplo. Pouco utilizado antes da chegada do treinador, o atacante se tornou titular e está sendo fundamental na briga do Flamengo pelo Brasileirão.
Em entrevista, o atleta comentou como a confiança passada pelo treinador ajudou em sua evolução no Rubro-Negro. Cebolinha foi titular nos últimos cinco jogos, algo inédito em mais de um ano de clube. No total, tem dois gols e duas assistências nos nove jogos com o técnico.
“Acho que é nítida a participação dele nisso. É um treinador que já me conhece. Fui campeão com ele na Copa América de 2019, pude ter um bom rendimento naquela competição. Um cara que tem me passado confiança desde o início da chegada, procurou me deixar tranquilo para fazer aquilo que sei fazer de melhor, as minhas jogadas, dribles, assistências, como foi no jogo de ontem. Acho que posso estar correspondendo da maneira que ele tem esperado”.
Contudo, Tite não concorda com a avaliação nem mesmo do atleta. Após a vitória sobre o América-MG, o treinador discordou de sua influencia no bom momento do atacante e mais uma vez exaltou o talento de seu jogador.
“Cebolinha porque ele é bom. Cebolinha está jogando bola porque ele passou pelo período de adaptação. Não é demagogia… nós procuramos dar confiança todos os atletas. Excelência é isso. É da qualidade dele e não ‘porque eu’, ‘porque o Cleber’, disse Tite.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.