Bruno Formiga: Flamengo é o clube mais decisivo do Brasil

Atualizado: 02/12/2024, 13:53
Bruno Formiga gesticula ao falar sobre o Flamengo no De Placa

Com o pentacampeonato da Copa do Brasil conquistado esse ano, o Flamengo chegou a um aproveitamento de 50% na final da competição, tendo em vista que já chegou lá dez vezes. Isso prova o poder de decisão do clube e sua força quando chega em finais, seja qual for. Em cima de fatores como esse, o jornalista Bruno Formiga elegeu o Mengão como o time mais decisivo do Brasil.

Em programa do jornalista, chamado 'Polêmicas vazias', no canal do YouTube da 'TNT Sports', Bruno Formiga debateu qual seria o time mais decisivo do Brasil, aquele que quando deixa chegar, geralmente conquista a competição.

Recado ao Flamengo? Real Madrid pode buscar investidores e especialista alerta: 'Jacaré que dorme vira bolsa'

A eleição foi feita com base nas análises do jornalista em cima dos seguintes critérios: grandes arrancadas no Brasileirão; momentos em que o time não era favorito e mesmo assim ganhou; histórico e aproveitamento em finais.

Bruno Formiga destacou primeiro o aproveitamento do Rubro-Negro nas competições, títulos e histórico nas finais que chegou, usando como base principalmente a Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.

"O Flamengo tem quatro finais de Libertadores e três títulos, o que da 75% de aproveitamento. São dez finais de Copa do Brasil e cinco títulos. No Brasileirão, olhando só para decisões, são seis finais de brasileiro e cinco títulos. Lembrando, lá atrás, nos anos 60, o Flamengo tem um vice-campeonato. Mas depois, se a gente olhar de 71 pra cá, o Flamengo toda vez que decidiu o campeonato brasileiro acabou ganhando", pontuou Formiga.

Arrancadas no Brasileirão cruciais na escolha pelo Flamengo

Além das chegadas na final e títulos, Bruno Formiga relembrou arrancadas no Brasileirão e conquistas que chegaram de maneira "inesperada", mesmo com o Flamengo não sendo o favorito, aparecendo no final para papar o troféu.

"Se a gente falar de arrancada nos pontos corridos, você tem 2009 e 2020 como exemplos. Em 2009 o time não era favorito e terminou campeão. E em 2020, o Flamengo era o atual campeão da Libertadores, era o então campeão brasileiro, base do time estava lá. Só que precisou de uma arrancada muito precisa para chegar e ser campeão...Tanto em 2009, como em 2020, o Flamengo só assumiu a liderança na 37⁠ª rodada", analisou o jornalista.

Por fim, decretando o Flamengo como o time mais decisivo do Brasil, Bruno Formiga colocou que mesmo em momentos que o Mengão tinha times piores ou não era favorito, se deixasse chegar, o clube geralmente ganhava. Definindo assim, o poder de decisão do Mais Querido.

"Se a gente somar brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, historicamente falando, tem um clube que foi campeão inclusive com times piores, sem ser favorito sempre, que é o Flamengo. O “deixou chegar” para o Flamengo acho que cola mais do que para outros times. Então, me parece que o Flamengo é o time mais decisivo, ou o time que quando chega, consegue ser campeão até sem jogar bem", decretou Bruno Formiga.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.