Com o pentacampeonato da Copa do Brasil conquistado esse ano, o Flamengo chegou a um aproveitamento de 50% na final da competição, tendo em vista que já chegou lá dez vezes. Isso prova o poder de decisão do clube e sua força quando chega em finais, seja qual for. Em cima de fatores como esse, o jornalista Bruno Formiga elegeu o Mengão como o time mais decisivo do Brasil.
Em programa do jornalista, chamado 'Polêmicas vazias', no canal do YouTube da 'TNT Sports', Bruno Formiga debateu qual seria o time mais decisivo do Brasil, aquele que quando deixa chegar, geralmente conquista a competição.
A eleição foi feita com base nas análises do jornalista em cima dos seguintes critérios: grandes arrancadas no Brasileirão; momentos em que o time não era favorito e mesmo assim ganhou; histórico e aproveitamento em finais.
Bruno Formiga destacou primeiro o aproveitamento do Rubro-Negro nas competições, títulos e histórico nas finais que chegou, usando como base principalmente a Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.
"O Flamengo tem quatro finais de Libertadores e três títulos, o que da 75% de aproveitamento. São dez finais de Copa do Brasil e cinco títulos. No Brasileirão, olhando só para decisões, são seis finais de brasileiro e cinco títulos. Lembrando, lá atrás, nos anos 60, o Flamengo tem um vice-campeonato. Mas depois, se a gente olhar de 71 pra cá, o Flamengo toda vez que decidiu o campeonato brasileiro acabou ganhando", pontuou Formiga.
Arrancadas no Brasileirão cruciais na escolha pelo Flamengo
Além das chegadas na final e títulos, Bruno Formiga relembrou arrancadas no Brasileirão e conquistas que chegaram de maneira "inesperada", mesmo com o Flamengo não sendo o favorito, aparecendo no final para papar o troféu.
"Se a gente falar de arrancada nos pontos corridos, você tem 2009 e 2020 como exemplos. Em 2009 o time não era favorito e terminou campeão. E em 2020, o Flamengo era o atual campeão da Libertadores, era o então campeão brasileiro, base do time estava lá. Só que precisou de uma arrancada muito precisa para chegar e ser campeão...Tanto em 2009, como em 2020, o Flamengo só assumiu a liderança na 37ª rodada", analisou o jornalista.
Por fim, decretando o Flamengo como o time mais decisivo do Brasil, Bruno Formiga colocou que mesmo em momentos que o Mengão tinha times piores ou não era favorito, se deixasse chegar, o clube geralmente ganhava. Definindo assim, o poder de decisão do Mais Querido.
"Se a gente somar brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, historicamente falando, tem um clube que foi campeão inclusive com times piores, sem ser favorito sempre, que é o Flamengo. O “deixou chegar” para o Flamengo acho que cola mais do que para outros times. Então, me parece que o Flamengo é o time mais decisivo, ou o time que quando chega, consegue ser campeão até sem jogar bem", decretou Bruno Formiga.