Na briga com Viña, Ayrton Lucas tem trunfo pela titularidade

14/02/2024, 09:29
Ayrton Lucas está no Flamengo desde 2022, enquanto Matías Viña ainda não estreou pelo clube

O lateral-esquerdo Ayrton Lucas finalmente teria protagonismo, e sem sombras, após a saída de Filipe Luís, que se aposentou no fim do ano passado. Isso se o Flamengo não tivesse contratado o uruguaio Matías Viña, que ainda não estreou, mas que promete brigar firme pela titularidade. Se quiser seguir jogando, Ayrton vai ter que vencer a concorrência.

Mas quando olhamos para os números, percebemos que o jogador tem condições de brigar e até de se manter se voltar a jogar em alto nível. Desde que chegou em 2022, Ayrton Lucas viveu à sombra de Filipe Luís, mas teve a chance de entrar na final da Libertadores daquele ano e foi bem na decisão, contra o Athletico. Em 2023, o jogador manteve a posição, mas sempre ameaçado pelo renome que ocupava o banco.

➕Ausência de Ayrton Lucas prejudicou desempenho de Cebolinha, garante Tite

No entanto, Ayrton Lucas possui um grande trunfo para bancar Matías Viña. O jogador se sobressai na briga por possuir grande destaque em um quesito desde que chegou ao Flamengo. Ayrton é o defensor de toda a primeira divisão do Campeonato Brasileiro que mais participou de gols. Ou seja, é o defensor mais ofensivo de toda a Série A desde 2022.

O dado engloba não só a posição de lateral-direito, mas todo sistema defensivo, contando com zagueiros e também os laterais que atuam pelo lado direito. A estatística é impressionante e veio à tona com a publicação do Sofascore.

Números de Ayrton Lucas no Flamengo impressionam

Desde que começou a vestir o Manto Sagrado, Ayrton Lucas entrou em campo 109 vezes. 89 foram como titular, iniciando no time na maior parte das vezes. O atleta só entrou no decorrer de 20 partidas. Os números ofensivos contam com dez gols e 14 assistências.

Ao todo, são 24 participações em gols para liderar o importante aspecto. Ayrton Lucas, aliás, marcou um gol na última vitória do Flamengo, por 3 a 0, sobre o Volta Redonda, no último sábado (10), no Maracanã.

Além disso, os dados do Sofascore indicam ainda 77 passes decisivos, um número alto considerando os jogos como titular. 144 bolas também foram recuperadas e o desempenho defensivo é igualmente impressionante: simplesmente, 560 bolas recuperadas para o Flamengo, média absurda de 5,1 por jogo.

Matías Viña não dará vida fácil ao concorrente no Flamengo

Os números de Matías Viña quando atuou no Brasil, pelo Palmeiras, também foram bons. A briga deve ser muito boa caso ambos os jogadores atinjam seu máximo potencial. Em 2020, o uruguaio fez 48 jogos, marcando três gols e dando sete assistências.

No ano seguinte, antes de deixar São Paulo rumo à Itália, Viña entrou em campo 22 vezes pelo Palmeiras, marcando dois gols e dando três assistências. Ou seja, ao todo, foram cinco gols e dez assistências, totalizando 15 participações diretas em gols em 70 jogos. A média é de 0,2, enquanto assim como a de Ayrton Lucas, mas em menos jogos.


Partilha