Braz revela estratégia para convencer reforços a atuarem no Flamengo

O Flamengo faz uma janela de transferências espetacular até aqui e, nesse sentido, Marcos Braz foi indagado sobre sua estratégia para convencer reforços a atuarem pelo Rubro-Negro.
Inicialmente o VP de Futebol falou sobre a credibilidade que ele e o Flamengo adquiriram nos últimos anos. Ele no sentido de bom negociador e o Mais Querido como um clube que oferece bons salários, boa estrutura, e luta por título, por exemplo.
Além disso, Marcos Braz revelou que sua estratégia para atrair reforços para o Flamengo, especialmente os que vêm de fora, passa por “oferecer o caminho de volta”:
“Quando a gente foi contratar o Rafinha, o Filipe Luís, a primeira coisa que ofereci foi o caminho de volta se não desse certo. Eu sempre tento oferecer o caminho de volta para esse tipo de jogador que já tem uma vida estabelecida lá fora”, contou o VP ao PodFla.
Leia também: Milionário: Flamengo é quem mais investiu em reforços no Brasil em 2022; saiba quanto
Nesse sentido, Braz tem dado garantias contratuais para os atletas que não se adaptarem à realidade de trabalhar no Brasil, como foi o caso de Rafinha:
“Garanto isso contratualmente. No caso do Rafinha ele tinha uma multa de R$ 200 milhões para times daqui (do Brasil), mas se ele quisesse retornar, não haveria nenhuma multa”, revelou.
Vale lembrar que o lateral-direito decidiu, após a campanha histórica de 2019, se transferir para o Olympiacos, alegando que o lado financeiro pesou. Devido a essa cláusula, o Flamengo não recebeu nenhuma compensação.
Relembre todos os reforços estrangeiros desde 2019
Desde a chegada de Marcos Braz à frente da vice-presidência de Futebol, o Flamengo aumentou muito o recrutamento de jogadores que atuavam fora do país. Já na primeira temporada, além dos citados Rafinha e Filipe Luís, o Rubro-Negro contratou Pablo Marí e Gerson.
Em 2020, teve a contratação de Isla , Thiago Maia e Pedro Rocha. Na temporada 2021, chegaram Isla, David Luiz, Kenedy, Andreas Pereira e Bruno Viana, enquanto em 2022 chegaram Pablo, Ayrton Lucas, Éverton Cebolinha, Arturo Vidal, Erick Pulgar e Guillermo Varela.
Além da estratégia para atrair reforços, Marcos Braz falou sobre permanência de Dorival para 2023
Em coletiva durante apresentação de Erick Pulgar, Marcos Braz foi questionado sobre o processo de renovação do contrato de Dorival Júnior, que vem acumulando elogios pelo trabalho desenvolvido. Além disso, um repórter perguntou se o treinador só ficaria na Gávea se levantasse algum título de expressão no segundo semestre.
Marcos fez mistério quanto ao status de uma possível negociação para manter Dorival, mas cravou que o técnico não precisará ganhar nenhum troféu para ter seu vínculo estendido.
Conforme disse o dirigente, ”Em relação ao Dorival/: minha relação com ele é a melhor possível, maravilhosa. Na hora certa, na hora que o Flamengo entender que tenha que conversar com ele, vai fazer. Se ele entender que tem que conversar com a gente também pode fazer. Ele me encontra todo dia, encontra o presidente e o Bruno Spindel todo dia. A permanência dele não está condicionada a isso (ganhar títulos). Não está condicionada a absolutamente nada”.
Durante participação no programa Arena SBT, comandado pelo apresentador Benjamin Back, o técnico confirmou a versão de Braz e disse que ainda não conversou com a Diretoria do Flamengo sobre uma renovação de contrato para a próxima temporada
”Nunca me passou pela cabeça questioná-los neste sentido da renovação. Não tem nem cabimento. Tenho contrato e vou respeitá-lo até o final do ano. Mas no futebol, céu e inferno tem um palmo de diferença. E em um clube na proporção do Flamengo, isto é ainda maior”, disparou.