Brasileiro 2023 terá limite maior de estrangeiros por partida

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta terça-feira (14) o Conselho Técnico prévio para a edição 2023 do Campeonato Brasileiro. A entidade organizadora e os representantes dos 20 clubes da Série A decidiram uma série de medidas que já valem a partir da porimeira rodada, em 15 de abril.
Em uma das mudanças mais eperadas pelos clubes, a CBF aceitou aumentar o limite de jogadores estrangeiros relacionados por cada time a cada partida. Até 2022, o limite era de cinco atletas não brasileiros. A partir de 2023, esse limite será de sete jogadores aptos a jogar.
Leia Mais: CBF barra redução nos rebaixados do Brasileiro, mas clubes não desistem
O São Paulo, que tem oito atletas estrangeiros em seu elenco profissional, era um dos principais defensores da alteração no limite de estrangeiros. A Conmebol, por exemplo, não impõe limite à nacionalidade dos jogadores de cada equipe.
O Flamengo tem no momento quatro jogadores não brasileiros no elenco. São eles Arrascaeta (Uruguai), Varela (Uruguai), Vidal (Chile) e Pulgar (Chile). Com a chegada em julho do goleiro Agustín Rossi (Argentina), o Rubro-Negro chegará a cinco atletas estrangeiros, ou seja ainda terá duas vagas.
Conselho Técnico fez outras alterações no regulamento do Brasileiro
Além do número máximo de estrangeiros, o Conselho Técnico da CBF decidiu ainda o protocolo de punições para casos de racismo. As punições vão desde multa até perda de pontos, mas passando por jogos com portões fechados.
Uma outra mudança proposta pelos clubes não foi aceita pela CBF. Um grupo de clubes queria reduzir o o número de clubes rebaixados na Série A. A ideia dos clubes era reduzir de quatro para três rebaixados, mas a CBF não permitiu que a proposta fosse à votação.
A CBF divulgou ainda a tabela básica da Série A do Campeonato Brasileiro 2023. O Flamengo estreia em 15 de abril, no Maracanã, contra o Coritiba. O Rubro-Negro não deu sorte na tabela e vai pegar Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense e São Paulo nas seis rodadas finais de cada turno. Inclusive, a última partida do Flamengo no Brasileirão será contra o tricolor paulista, no Morumbi.