A Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou um ranking com as melhores ligas nacionais do mundo em 2022. O Campeonato Brasileiro ficou em primeiro lugar e foi eleito como a liga mais forte do planeta.
O ranking da IFFHS leva em consideração o desempenho obtido por clubes de cada liga em competições internacionais. Assim, como a final da Libertadores contou com Flamengo x Athletico-PR e o São Paulo chegou na final da Sul-Americana, o Brasileirão ficou com a primeira colocação.
Leia também: Zenit está próximo de firmar parceria com Flamengo e Corinthians; entenda
Valem lembrar que em 2021, o Brasileirão também liderou o ranking da IFFHS. Já que a final da Libertadores foi entre Flamengo e Palmeiras, e da Sul-Americana foi entre Athletico-PR e Red Bull Bragantino.
Atrás do Campeonato Brasileiro, estão as ligas que compõem o chamado top-5 de ligas europeias. São elas: Campeonato Inglês (2º), Campeonato Espanhol (3º), Campeonato Alemão (4º), Campeonato Italiano (5º) e Campeonato Francês.
Flamengo é eleito o melhor clube do mundo em 2022
O Flamengo também liderou o ranking de clubes da IFFHS. Com 299 pontos, o Flamengo, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, foi eleito o melhor clube do mundo durante a última temporada. Completam o pódio Palmeiras e Liverpool, da Inglaterra.
O ranking da IFFHS leva em consideração os resultados obtidos por todos os clubes do mundo no calendário de 2022 em todas as competições. Para pontuar os clubes, os campeonatos são classificados em quatro níveis de importância: nos campeonatos de nível mais alto, cada vitória vale quatro pontos e o empate vale dois; no próximo nível, uma vitória vale três e um empate vale 1,5 e assim por diante.
Além disso, vitórias na Liga dos Campeões e na Libertadores valem 14 pontos, empates 7; na Liga Europa ou na Copa Sul-Americana uma vitória vale 12, um empate vale 6. Portanto, a campanha invicta do Flamengo na Libertadores garantiu a maioria dos pontos no ranking de melhores clubes do mundo. O Fla venceu 12 partidas e empatou uma, conquistando assim 175 pontos, que representam aproximadamente 60% do total.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.