Brasil x Guiné: segurança aponta banana para amigo de Vinícius Júnior
Mais um triste episódio de racismo nos estádios da Espanha. Na tarde deste sábado, antes do amistoso entre Brasil e Guiné, que seria marcado por manifestações contra o racismo, Felipe Silveira, amigo e assessor de Vinícius Júnior foi vítima de racismo por um segurança, na entrada do Cornellà-El Prat, e Barcelona.
O jovem, negro, de 27 anos, afirma que enquanto passava pela catraca da entrada do estádio, foi abordado pelo segurança, que parecia fazer uma revista padrão. No entanto, do nada, o funcionário do Cornellà-El Prat tirou uma banana do bolso e se dirigiu ao amigo de Vinícius Júnior: “Mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você”.
Leia mais: Brasil 4×1 Guiné: Vini Jr marca, Beijinho joga bem e Paquetá dá assistência
A ação causou a revolta nos que estavam ao redor, e Felipe e outras pessoas pessoas do staff de Vinícius Júnior chamaram as autoridades. No meio da confusão, outra funcionária tentou apaziguar e retirar o racista do local, mas os amigos de Vini não o deixaram sair enquanto a polícia não chegava.
O segurança, que não teve seu nome exposto, nega que tenha cometido racismo contra Felipe Silveira. De acordo com reportagem do GE, o caso segue em apuração, e há imagens de câmeras de seguranças no local. Assim, após a partida, o staff de Vini procurou as autoridades policiais de Barcelona e formalizaram o ocorrido.
Vinícius Júnior se pronuncia sobre caso de racismo
Autor de um dos gols da vitória contra Guiné, Vinícius Júnior deixou o estádio em silêncio, sem se pronunciar sobre o caso. No entanto, o atacante brasileiro usou as redes sociais para se manifestar e cobrar justiça das autoridades:
“Enquanto eu jogava com a já histórica camisa preta e me emocionava, meu amigo foi humilhado e ironizado na entrada do estádio. O tratamento foi triste, em todos os momentos duvidaram da cena surreal que aconteceu. Os bastidores são nojentos. Mas pra deixar tudo público, pergunto aos responsáveis: onde estão as imagens das câmeras de segurança?”, afirmou Vinícius Júnior.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.