Brasil aguarda vitória que deve tirar Maracanã do Flamengo em 2027

14/05/2024, 11:06
Expectativa do Brasil é que Congresso da Fifa confirme escolha do país como sede da Copa do Mundo feminina de 2027, com final no Maracanã

Prestes a ganhar oficialmente a concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos em parceria com o Fluminense com a promessa de realizar 70 jogos por ano no estádio como um dos seus trunfos, o Flamengo deve ter que procurar uma casa alternativa para jogar boa parte da temporada de 2027.

Na madrugada de quinta para sexta-feira, um Congresso da Fifa na Tailândia deve oficializar a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A candidatura do Brasil propõe a realização de oito partidas no Maracanã, entre elas a abertura e a final.

Em alta no Flamengo, Cristiane é convocada para últimos amistosos antes das Olimpíadas

O documento de avaliação da candidatura, no qual a Fifa deu nota maior ao Brasil do que a única concorrente, a candidatura conjunta de Alemanha, Holanda e Bélgica, estabelece que será necessária a construção de mais camarotes de maneira provisória no estádio e o reforço do gramado.

Além disso, o documento diz que, durante a visita técnica da Fifa ao estádio, em fevereiro, “a autoridade do estádio se comprometeu a promover diversas melhorias nos próximos três anos, incluindo ao teto, os holofotes, telões e instalações elétricas”. O documento também revela que está planejada uma reforma para expandir a tribuna de imprensa.

Todas essas intervenções estão contempladas na proposta técnica encaminhada pelo Consórcio Fla-Flu à Comissão Especial de Licitação do Governo do Rio, Na semana passada, foram abertos os envelopes com a proposta financeira e atualmente está transcorrendo o prazo para recursos dos consórcios participantes antes da confirmação da nota final e da vitória do consórcio integrado pelo Flamengo.

A Copa do Mundo de 2027 tem previsão de disputa entre 24 de junho e 25 de julho. Não se sabe ainda se a CBF promoverá algum tipo de paralisação do Campeonato Brasileiro masculino durante a disputa, mas é improvável que a Conmebol suspenda a Libertadores, por exemplo. Mesmo se não houver jogos durante o mês, o Flamengo certamente precisará ceder o Maracanã à Fifa pelo menos algumas semanas antes da data da abertura.

A candidatura do Brasil é comandada pelo ídolo do Flamengo e atual secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Athirson Mazzoli, que se diz otimista com a vitória brasileira na votação dos 211 países membros da Fifa.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...