Brasil e mais 9: estudo aponta países com mais chances de vencer a Copa
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16), pela XP Investimentos, aponta as seleções com maiores probabilidades de vencer a Copa do Mundo. O Brasil, como é de se esperar, está entre as cinco Seleções com os números mais altos.
Além da Seleção Brasileira, Argentina, Espanha, Holanda e Bélgica completam o top 5. A atual campeã, França, vem logo em seguida na sexta colocação. De acordo com a XP, o modelo leva em consideração características das equipes, posições em rankings oficiais e desempenho recente.
Leia mais: Copa do Mundo: sete jogos que vão pegar fogo na fase de grupos
“De acordo com as nossas simulações, os 5 times com maior probabilidade de ir para as finais são Argentina, Bélgica, Brasil, Holanda e Espanha. Em comparação, sites de apostas também colocam Argentina, Brasil e Espanha entre os favoritos, mas apostam também na Inglaterra e França entre os top 5″, diz o estudo.
Caso chegue até a grande final, a Seleção Brasileira tem a maior probabilidade de vencer a Copa (63%). Entretanto, não é uma das favoritas para chegar à finalíssima. Ocupa apenas a sexta colocação entre as Seleções favoritas para jogar a partida, atrás de Holanda, Argentina, França, Bélgica e Inglaterra.
O estudo considerou posições em rankings oficiais, como o da Fifa por exemplo e os últimos resultados. Além disso, estatísticas de posse de bola, escanteios e chutes no gol e para fora. Assim, foram feitas 25 mil simulações que resultaram nas chances de cada Seleção vencer as partidas de fase de grupos, mata-mata, chegar à final e ser campeã.
Confira o top 10 de seleções com maior probabilidade de vencer a Copa do Mundo caso cheguem à final
- Brasil – 63%
- Argentina – 61%
- Espanha – 59%
- Holanda – 56,7%
- Bélgica – 51,2%
- França – 48,7%
- Dinamarca – 48,2%
- Alemanha – 47,1%
- Inglaterra – 46,1%
- Estados Unidos – 45,8%.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.