Brasil duela com os Estados Unidos em última chance por vaga no Mundial

26/02/2023, 14:02
Brasil duela com os Estados Unidos em última chance por vaga no Mundial

O Brasil teve a oportunidade de garantir a classificação para a Copa do Mundo de Basquete na última quinta-feira, contra o Porto Rico. Mas perdeu, por 92 a 90, em uma bola decisiva no estouro do cronômetro. Assim, a última chance de ir ao Mundial ficou para este domingo, onde encara os Estados Unidos, às 21h10, no ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS).

O duelo é válido pela última rodada das Eliminatórias e a Seleção contará com o ginásio lotado. Os ingressos esgotaram e cerca de sete mil pessoas estarão apoiando em busca da tão sonhada vaga.

Leia mais: Cuéllar fica de fora da semifinal da Champions da Ásia

Os Estados Unidos, que já estão classificados, não contam com as estrelas da NBA. Apenas jogadores da G-League, a liga de desenvolvimento da NBA, e que atuam fora do país. O grande destaque desse elenco é o armador Langston Galloway, que jogou por oito temporadas na principal competição do basquete.

Portanto, o Brasil precisa repetir o desempenho do último duelo entre as seleções. Bem como, a Amarelinha venceu por 94 a 79, em Washington. No entanto, agora conta com a torcida a favor, além do pouco desgaste com deslocamento.

Caso perca, a Seleção Brasileira precisará torcer para o México perder para o Uruguai, jogo que acontece no mesmo horário, em Montevidéu.

O técnico rubro-negro Gustavo de Conti não relacionou o ala-armador Gui Deodato, mas os outros três atletas do Flamengo estarão à disposição: Rafael Mineiro, Gabriel Jaú e Hettsheimeir.

Brasil nunca ficou de fora da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira pode ficar de fora de sua primeira edição de Copa do Mundo. Desta forma, seria um marco histórico negativo para o basquete brasileiro, que já venceu o Mundial em 1959 e 1963. Além disso, foi vice em 1954 e 1970. Na última edição, em 2019, ficou apenas na 13ª posição.

A Copa do Mundo 2023 acontecerá em agosto, em três países: Japão, Indonésia e Filipinas. A competição é de extrema importância pois garante vaga nas Olímpiadas de Paris 2024. As seleções das Américas terão direito a duas classificações, sendo os dois melhores do Mundial.

Por fim, caso não consiga, terá que disputar o pré-olímpico, onde reúne 40 seleções em busca de quatro vagas nas Olímpiadas.


Partilha
Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!