Brasil de Gustavinho é eliminado do Mundial e não garante vaga olímpica
Neste domingo, o Brasil, comandado pelo técnico do Flamengo, Gustavinho, perdeu para a Letônia na Copa do Mundo de Basquete. Assim, a seleção foi eliminada da competição, perdendo a chance de garantir a vaga nas Olimpíadas de Paris, em 2024. A seleção ainda ficou dependendo de uma vitória da Espanha sobre o Canadá para se classificar, mas os espanhóis perderam por 88 a 85.
Dessa forma, o Brasil de Gustavinho terá que jogar o torneio pré-olímpico no ano que vem, para tentar uma das quatro vagas remanescentes para as Olimpíadas de Paris. Até o momento, na Copa do Mundo, Sudão do Sul, melhor africano, Austrália, melhor da Oceania, e Japão, o melhor asiático, já se garantiram. Os dois principais times europeus pegam vaga olímpica também, mas ainda não estão definidos, já que há muitas seleções ainda na competição.
Leia mais: Olivinha confia na temporada do FlaBasquete e manda recado para elenco do futebol
Como foi Brasil x Letônia
No primeiro tempo, o Brasil do técnico do Flamengo conseguiu manter um jogo parelho. Ainda que a Letônia passasse à frente no placar, a seleção conseguia buscar o resultado. Marcelo Huertas e Lucas Dias foram essenciais para que a equipe brasileira não deixasse os letões abrirem grande vantagem. Os placares do primeiro e segundo quartos foram 22 a 21 e 45 a 42 para os europeus.
Porém, a partida desandou no segundo tempo. A Letônia encaixou boas bolas de três e uma boa partida coletiva. Além disso, Bruno Caboclo ficou pendurado na partida após cometer 4 faltas, sendo três seguidas no terceiro quarto. O Brasil foi para o último quarto perdendo por 81 a 63. Por fim, os europeus administraram o placar e jogaram com o cronômetro. Final 104 a 84 para os letões.
Na sequência, o Brasil de Gustavinho ficou dependendo dos resultados de Sérvia x República Dominicana e Espanha x Canadá. Somente vitórias de Sérvia e Espanha interessavam aos brasileiros. Os sérvios até fizeram a parte deles: venceram por 112 a 79. Entretanto, os canadenses venceram por 88 a 85, acabando com as esperanças brasileiras de conseguir a classificação antecipada. Portanto, os brasileiros terão que disputar com outras 23 equipes o pré-olímpico de basquete para se classificar às Olimpíadas de Paris.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.