Luiza Sá | Twitter @luizasaribeiro
No último sábado (25), a Seleção Brasileira de basquete conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, que aconteceu em Toronto, no Canadá. O Flamengo foi representado por três atletas (Benite, Olivinha e JP Batista), pelo preparador físico Diego Falcão e o treinador José Neto, que ficou como auxiliar técnico.
Com uma campanha incontestável, o Brasil ganhou sua sexta medalha de ouro no Pan. Mesmo que o elenco não contasse com as principais estrelas do basquete nacional, os brasileiros venceram os cinco jogos disputados – Porto Rico (92 a 59), Venezuela (79 a 64), Estados Unidos (93 a 83), República Dominicana (68 a 62) e Canadá (86 a 71) – e deram ao técnico Rubén Magnano seu primeiro título no comando da Seleção.
O atleta rubro-negro Vitor Benite foi, sem dúvidas, o grande destaque da campanha. Com a enorme qualidade que
demonstrou durante a temporada do NBB, o ala-armador foi cestinha da equipe nas partidas contra Venezuela, Estados Unidos e República Dominicana, além do maior pontuador da competição com 18,2 pontos de média.
Este título representa muito, não apenas pela cor da medalha, mas também pela maneira que jogamos, a imagem que deixamos, com ninguém se importando com o ego e jogando em conjunto. Estou muito feliz, significa muito esta conquista",
Vitor Benite.
O bom desempenho passou também por Olivinha e JP Batista, recém contratado do Mais Querido. Na final, por exemplo, o veterano do Flamengo mudou o jogo e anotou dez pontos e dois rebotes. Já JP fez quatro pontos, pegou dois rebotes e deu uma assistência.
Confira alguns números dos rubro-negros:
JP BATISTA
84 minutos, 41 pontos, 25 rebotes, 7 assistências
OLIVINHA
55 minutos, 26 pontos, 6 rebotes, 4 assistências
BENITE
142 minutos, 91 pontos, 26 rebotes, 14 assistências
*Números por FIBA Américas