Boto critica formação de atletas no Brasil e defende resgate de métodos do passado
Conhecido pelo ótimo trabalho com jovens, principalmente na época em que trabalhou no Benfica, José Boto chegou ao Flamengo e na coletiva de apresentação criticou o trabalho que tem sido feito no Brasil quanto a formação de atletas.
Segundo o dirigente português, o Brasil é o maior formador de craques do mundo, mas, ao tentar copiar o modelo de base do futebol europeu, regrediu. Dessa forma, Boto afirmou que terá como tarefa resgatar esses "métodos do passado" na formação de atletas brasileiros, no Flamengo.
➕ Boto é firme sobre saída de David Luiz: 'Foi algo profissional'
"Eu tenho uma ideia de que o Brasil foi buscar muita coisa do que se faz na Europa. E na Europa nós viemos buscar coisas boas que vocês fizeram na base. A chegada de técnicos estrangeiros no profissional pode ter dado um rigor mais tático para o jogo, mas replicar isso na base é um erro. Vocês são os melhores formadores de jogadores de todos os tempos, e parecem que querem fazer jogadores como na Europa, e isso é um erro", disparou Boto.
O português ainda citou que os jovens jogadores no Brasil tem de ter liberdade para desempenhar, sem estarem presos a sistema táticos e muita disciplina, pois esse não é o DNA do Brasil.
"Então acho que há de se voltar um pouco para trás, aquilo que foram reios e fundamentos do futebol brasileiro, voltar a dar liberdade para os jovens atletas de errarem, de experimentarem, de não estarem errados a sistemas táticos, pois a partir de uma certa altura vão ter tempo pra isso. Isso muda a forma como se forma jogadores no Brasil. Vocês estavam bem, foram copiar a Europa e neste momento estão mal", concluiu.
José Boto critica atual trabalho de formação de atletas no Brasil e afirma que quer resgatar o que era feito no passado. pic.twitter.com/XHwp2YTyvI
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 30, 2024
Em cima dessas falas de José Boto, se compreende a busca do Flamengo pelo diretor de futebol de base do Palmeiras, JP Sampaio, que tem como metodologia justamente esse modelo de formar jogadores, sendo o que mudou da água para o vinho as categorias de base do time paulista.
José Boto definirá futuro de Bruno Spindel antes da pré-temporada#BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/zoEU6J6GGu
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 30, 2024