Botafogo x Flamengo: relembre cinco clássicos históricos entre os times
Nesta quarta-feira (23), Botafogo e Flamengo se enfrentam pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Já no clima do clássico, o Mundo Rubro Negro recorda cinco clássicos históricos vencidos pelo Mais Querido. Tem goleada, final, estreia de craque e mais.
Flamengo e Botafogo são dois rivais que se provocam desde muito tempo. A principal zoação e mais recente da torcida do Rubro-Negra, no entanto, é o “chororô“. Isso porque após uma vitória do Fla no Campeonato Carioca de 2008, os jogadores e o técnico do Fogão se reuniram em coletiva e reclamaram da arbitragem. Entretanto, nesta reclamação, muitos jogadores estavam abalados e chorando. Não deu outra, virou zoação para os flamenguistas, que curtem até hoje.
Leia Mais: Fluminense e Santos são as maiores vítimas de Gabigol pelo Flamengo
Entretanto, a rivalidade começou há muitas décadas. Em 81, por exemplo, o Flamengo venceu o Botafogo por 6 a 0, em uma partida que ficou conhecida como “o jogo da vingança”. Isso porque nove anos antes, a torcida alvinegra venceu pelo mesmo placar e provou até sofrer a goleada. Unindo essas e mais outras, o MRN traz cinco clássicos históricos entre Mengão e Fogão.
Goleadas do Flamengo sobre o Botafogo, dribles icônicos e chororô
Campeonato Carioca de 1981: Flamengo 6×0 Botafogo
Como já citado anteriormente, o 6 a 0 sobre o Botafogo ficou conhecido como “O jogo da vingança”. No aniversário do Flamengo em 1972, o Alvinegro venceu de goleada, 6 a 0, e ficou zoando por nove anos até que o Rubro-Negro devolveu. Nunes, Zico (2), Lico, Adílio e Andrade fizeram a vingança do Mais Querido ter um gostinho de chocolate.
Campeonato Brasileiro de 1992: Flamengo campeão
Anos mais tarde, após a goleada por 6 a 0, Flamengo e Botafogo disputaram o título do Brasileirão de 1992. O Botafogo tinha vantagem de dois empates, uma vez que teve melhor campanha. Entretanto, o Flamengo venceu o jogo de ida por 3 a 0. Na volta, o resultado foi empate por 2 a 2, mas o título ficou com o Mengão.
Copa do Brasil 2013: Flamengo 4×0 Botafogo
Os próximos jogos já são mais recentes, uma vez que o domínio é amplo do Flamengo até mesmo na atualidade. Em 2013, aliás, o Rubro-Negro eliminou o Glorioso na Copa do Brasil. O jogo da ida teve o empate em 1 a 1, mas na volta contou com goleada e três gols de Hernane Brocador. Além disso, Paulinho brilhou e Léo Moura fechou o placar, no dia do seu aniversário. A torcida do Flamengo, aliás, cantou parabéns.
Copa do Brasil 2017: Flamengo 1×0 Botafogo
Novamente pela Copa do Brasil, mas dessa vez nas semifinais, o Flamengo teve uma partida equilibrada contra o Botafogo. Contudo, Orlando Berrío deu um drible magistral e rolou para Diego marcar o único gol do jogo e classificar o Mais Querido. Até hoje, aliás, o colombiano é lembrado por este lance.
Campeonato Carioca 2019: Botafogo 1×2 Flamengo
A última da lista é a estreia de Bruno Henrique. Ídolo do atual elenco do Flamengo, o camisa 27 estreou com tudo. O Rubro-Negro estava perdendo por 1 a 0, mas o atacante entrou e virou o jogo.
Menção honrosa a Vinícius Jr
Não podia faltar um cria do Flamengo nessa lista. Isso porque Vini Jr marcou um golaço na semifinal da Taça Guanabara em 2018, contra o Alvinegro. Ademais, comemorou com o famoso “chororô” e deixou a torcida do Botafogo furiosa.