A CBF fez escolha incomum para a arbitragem de Flamengo x Botafogo do próximo domingo (18), às 18h30, no Engenhão, pela 23ª rodada do Brasileirão. O árbitro principal escolhido pela entidade para o clássico carioca é Bruno Arleu de Araújo, da Federação do Rio de Janeiro, decisão que não acontecia em jogos do Fla desde 2019.
A CBF raramente escala árbitro de uma mesma federação que os clubes que estarão em campo, até mesmo quando se trata de clássicos regionais. Não à toa todos os jogos que Bruno Arleu de Araújo apitou de Flamengo e Botafogo na carreira foram pelo Campeonato Carioca. A única vez que o árbitro foi escalado para um clássico no Brasileirão foi Vasco x Fluminense de 2019, vencido pelo cruzmaltino.
➕ Felipe Melo, Hulk e Deyverson: torcida do Flamengo elege rival mais odiado
Foi em 2019 também que o Flamengo teve um clássico na liga nacional apitado por um carioca pela última vez. Wagner do Nascimento Magalhães apitou empate sem gols entre o Rubro-Negro e o Fluminense, pela oitava rodada. Desde então, foram quatro edições e 152 jogos sem sequer um ser apitado por juiz do Rio.
Isso mostra como, mesmo os árbitros de cada federação estarem acostumados com clássicos em função dos Estaduais, a CBF raramente toma essa decisão. No caso de Bruno Arleu Araújo, o Botafogo x Flamengo do próximo domingo marcará também a primeira escala de arbitragem para jogos dos dois times este ano.
Ainda que seja filiado a FERJ, o critério adotado geralmente no Brasileirão faz o Flamengo ser apenas o 10º clube que Bruno Arleu mais apitou na carreira. Ele foi o responsável por 14 jogos da equipe e chama a atenção o alto número de cartões amarelos: 82 (média de 5,8 por jogo).
Botafogo x Flamengo pode valer a liderança do Brasileirão
O Flamengo desperdiçou chance de assumir o topo do Brasileirão na última rodada, quando empatou com o Palmeiras. Contudo, pode ter nova chance no clássico contra o Botafogo. Dois pontos atrás do rival na tabela de classificação, o Rubro-Negro precisa de triunfo e torcer para tropeço do Fortaleza.
Atualmente o Rubro-Negro soma 41 pontos e vai ultrapassar o rival em caso de vitória, já que Botafogo é líder com 43 pontos. Entretanto, superado pelo Fortaleza (42) na tabela na última rodada, o Mais Querido torce para o time nordestino empatar ou perder para o Red Bull Bragantino fora de casa, no sábado (17).