O Lyon é o dono do Botafogo! Antes, o grupo liderado por John Textor era apenas o mesmo dono do clube francês. Mas agora, Textor coloca o Botafogo dentro da mesma fatia da equipe europeia, fazendo com que o rival do Flamengo agora seja uma filial do time da França. Isso porque o norte-americano precisou arquitetar a manobra simplesmente para não perder seus principais jogador no Lyon.
É que o órgão regulador na França, o DNCG, puniu o Lyon por falta de garantias financeiras. Assim, os franceses não podem mais se envolver em transferências, já que não pode aumentar a folha de pagamentos mensais nem receber aplicação de recursos. De mãos atadas, os franceses precisaram encontrar garantias fora do país.
Leia mais: Textor traz auxiliar de matriz para substituir Castro no Botafogo
Assim, o grupo Eagle Football Holdings, de John Textor, teria decidido transferir 46% dos ativos do Crystal Palace, da Inglaterra, ao Lyon. O mesmo aconteceu com toda a SAF do Botafogo, que agora faz parte oficialmente do Lyon. Assim, o clube fica mais fortalecido e com um capital de cerca de 300 milhões de euros. Só assim John Textor não vai precisar se desfazer de seus jogadores no Lyon, que é o principal clube dentro de seu grupo de investimentos.
Ou seja, o Botafogo se tornou parte de uma manobra em busca de fortalecer outro clube que pouco importa aos botafoguenses a fim de manter jogadores e librar o time europeu de maiores problemas. Vale lembrar que o Crystal Palace também não é um dos principais clubes de seu país. Dessa forma, entende-se o real valor e tamanho de uma equipe no futebol loca.
Flamengo busca tomar ponta do Botafogo
Em um acesso raro de boa fase, o Botafogo conseguiu alcançar a primeira colocação do Brasileirão em 2023. Mas o Flamengo segue de perto, na terceira posição, com um ponto a menos do que o vice-líder Grêmio. O Rubro-Negro aguarda uma queda alvinegra para arrancar e assumir a ponta da tabela.
Isso porque o Botafogo ficou sem o técnico português Luís Castro, que aceitou a proposta gorda do Al Nassr e foi treinar Cristiano Ronaldo. Por isso, a tendência é que o time comece a oscilar e se perca do meio do campeonato em diante.