Derrota do Botafogo cria caminhos possíveis para Flamengo ser campeão brasileiro

06/11/2023, 20:58
Paulo Henrique comemora gol do Vasco contra o Botafogo. Flamengo passará Botafogo se ambos mantiverem performance do returno, mas precisaria secar rivais; com 100%, Fla ficaria perto de ser campeão

A derrota do Botafogo para o Vasco no clássico em São Januário reacendeu as esperanças de o Flamengo ser campeão brasileiro de 2023.

Se o Flamengo ganhar todos os jogos que restam, chega a 74 pontos e 22 vitórias. Nesse cenário, o Botafogo poderá fazer no máximo 14 pontos dos 21 que ainda disputa. Ou seja, ter 4 vitórias e 2 empates em 7 jogos. Para superar essa pontuação, entretanto, o Botafogo teria que mais do que dobrar o seu atual aproveitamento no segundo turno, que atualmente é de um terço dos pontos.

Leia mais: Tabela do Hexa pode embalar esperança do Flamengo em 2023

O Palmeiras poderia fazer os mesmos 14 pontos, mas em apenas 5 jogos (considerando que neste cenário, perderia a partida para o Flamengo). Ou seja, bastaria que o Palmeiras empatasse uma das 5 partidas restantes para ser ultrapassado pelo Flamengo.

Já o Bragantino, que também perderia para o Flamengo neste cenário, só precisaria empatar uma das suas 6 partidas. Neste cenário, chegaria aos mesmos 74 pontos do Flamengo, mas com uma vitória a menos (22 contra 21).

O Grêmio também só precisaria empatar uma das suas 6 partidas restantes. Já o Atlético-MG, embora esteja na frente do Flamengo, não teria como alcançar o Mais Querido neste cenário ainda que ganhasse todos os jogos. Isto porque perderia o confronto direto e seria ultrapassado, além de já ter um jogo a mais.

Ou seja, se fizer o mais difícil, que é ganhar os 7 jogos que faltam, o Flamengo tem excelentes chances de ser campeão ainda.

Flamengo pode ser campeão com mesma pontuação de 2009

Se o Botafogo mantiver o aproveitamento do segundo turno, fará apenas mais 7 pontos nas últimas partidas. Nesse cenário, chegaria a 66 pontos. Ou seja, para superar o alvinegro o Flamengo precisaria apenas da mesma pontuação que garantiu o título de 2009, 67 pontos. Para chegar a essa pontuação precisa de 4 vitórias e 2 empates em 7 jogos. Isso representaria manter o exato aproveitamento do Flamengo até aqui no segundo turno, de 58%.

Nesse cenário, o Palmeiras poderia fazer no máximo 7 pontos em 5 jogos, o Bragantino 8 pontos em 6 jogos e o Grêmio 10 pontos em 6 jogos. O Atlético-MG também precisaria tropeçar em ao menos um dos seus 5 jogos restantes.

Ou seja, embora baste ao Flamengo manter o atual desempenho e esperar que o Botafogo faça o mesmo para que o Mais Querido supere o alvinegro, seria preciso que os outros times que disputam o título caíssem de desempenho. De forma que, independentemente do Botafogo, o Flamengo provavelmente precisará melhorar o seu desempenho se quiser de fato ser campeão.

De qualquer jeito, o jogo desta quarta-feira contra o Palmeiras é fundamental para o Flamengo continuar sonhando com o título. Isso porque o confronto direto é fundamental para que o Flamengo reduza a desvantagem para o Palmeiras dos atuais 6 para 3 pontos. Um empate manteria a diferença e faria o Flamengo precisar de mais resultados negativos do Palmeiras. Já uma derrota seria uma tragédia porque o Palmeiras ampliaria a vantagem para 9 pontos.