Bolívar x Flamengo: árbitro escolhido é salva-vidas e ajudou jogador que convulsionou
O Flamengo precisa deixar o jogo contra o Botafogo para trás e focar na classificação para as quartas de final da Copa Libertadores. A partida na altitude de La Paz acontece na quinta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília). Para o confronto decisivo, a Conmebol já escalou a arbitragem.
O jogo terá comandante argentino no apito. Yael Falcón é o nome do árbitro que enfrenta os 3640 m acima do mar. O juiz também trabalha como salva-vidas, e uma grande curiosidade acerca desse profissional é que seus conhecimentos já foram necessários em campo.
➕ Técnico do Bolívar minimiza vantagem do Flamengo na Libertadores
Em 2017, Yael Falcón apitou um jogo da quarta divisão da Argentina, entre San Miguel e Defensores Unidos. Durante a partida, o jogador Isaías Olariga teve uma convulsão em campo. Mas Yael soube o que fazer e evitou o pior.
Isaías precisou deixar o campo de jogo. Isso porque o atleta sobre uma forte cabeçada durante uma jogada de escanteio, caindo no chão imediatamente. Após as ações do árbitro em campo Isaías foi conduzido, de ambulância, até um hospital perto do estádio do Arsenal de Sarandi, em Buenos Aires. O atleta sofreu um afundamento do crânio, além de um hematoma intracerebral, mas ao menos teve sua convulsão estabilizada dentro de campo.
Yael Falcón explicou o que fez para ajudar Isaías
O árbitro da partida em questão, e que apitará Bolívar x Flamengo, explicou sobre o risco de vida que Isaías correu com a convulsão em campo. Por isso, teve o cuidado com a língua do jogador para que não o sufocasse.
“Quando se está virado para cima, a principal causa de morte é o sufocamento pela língua. O que eu fiz, foi colocado em uma posição de segurança e a língua na lateral para permitir a respiração”, disse Yael Falcón ao jornal ‘Clarín’ na época,
Isaías também falou sobre o tema ao TyC Sports, agradecendo ao árbitro.
“Estou vivo graças a Yael Falcón, o árbitro. Hoje eu me sinto bem. Eu lembro que fui buscar a bola no centro e senti um impacto. A partir daí eu não sei como caí. Depois eu recuperei a consciência, mas não podia me movimentar”, disse o jogador.
Escala de arbitragem completa para Bolívar x Flamengo
- Juiz – Yael Falcón (Argentina)
- Assistente 1: Facu Rodriguez (Argentina)
- Assistente 2 – Maximiliano Del Yesso (Argentina)
- VAR – Mauro Vigliano (Argentina)