Bolívar lidera ranking sul-americano com 9 desfalques na Copa América

21/06/2024, 20:03
Time do Bolívar antes da partida contra o Flamengo, no Maracanã, pela Liberadores 2024

O adversário do Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores 2024 foi dizimado pela convocação da Bolívia para a Copa América. O técnico brasileiro Antônio Carlos Zago convocou nada menos do que nove jogadores do Bolívar para o torneio de seleções nos Estados Unidos. Menos mal que o campeonato nacional foi interrompido e só retorna em meados de julho. Nenhuma outra equipe do continente cedeu tantos atletas.

Principal time do país andino, o Bolívar sabia que teria grande parte do seu time titular convocado para a seleção boliviana. A convocação de Zago chamou Carlos Lampe, Jesús Sagredo, Leonel Justiniano, Ramiro Vaca, Carmelo Algarañaz, Lucas Chávez, Fernando Saucedo, José Sagredo e Yomar Rocha. Do time titular, escaparam os brasileiros Bruno Sávio e Chico da Costa e o argentino Patito Rodriguez.

Presidente do Atlético-GO faz acusação absurda contra Flamengo e defende CBF

Sem nove dos seus principais jogadores, o técnico argentino Flavio Robatto está trabalhando com o que tem em mãos. O Bolívar vai jogar um torneio amistoso com Sporting Cristal (Perú) e Atlético Nacional (Colômbia), entre 26 e 30 de junho. Serão dois jogos para cada equipe. O torneio é visto como preparatório para o retorno do Campeonato Boliviano e para os confrontos com o Flamengo, em 15 e 22 de agosto, primeiro no Rio e depois em La Paz.

Flamengo é o clube brasileiro com mais jogadores na Copa América

O Flamengo não sofreu tanto quanto o Bolívar, mas também teve o time desfigurado pelas convocações de Chile e Uruguai para a Copa América. Quatro titulares vão estar em ação nos Estados Unidos. Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta vão vestir a celeste olímpica, enquanto Erick Pulgar vai defender La Roja.

O Rubro-Negro poderia ter perdido ainda mais jogadores se Dorival Júnior tivesse mantido as chamadas de Ayrton lucas e Fabrício Bruno, que participaram dos amistosos do Brasil com Inglaterra (1 a 0) e Espanha (1 a 1), em março, mas não apareceram na convocação final, feita em maio.

Palmeiras (4), São Paulo (4), Internacional (3), Atlético-MG (3), Fortaleza (2), Grêmio (2), Vasco (2) e Corinthians (2) são os outros clubes brasileiros que perderam mais de um atleta para a Copa América. No total, quase 40 atletas vão desfalcar os times no Brasileirão. O Flamengo tentou paralisar o campeonato, mas a CBF não aceitou a demanda.


Partilha