O Boca Juniors precisou recorrer a uma estratégia curiosa para chegar à cidade boliviana de Potosi, que tem altitude de 3967 metros. A estrada que leva à Potosi é bastante sinuosa, então fazer o trajeto de ônibus levaria o dobro de tempo necessário. Por isso, o clube argentino recorreu a um comboio de carros 4×4 para jogar contra o Nacional de Potosi, nesta quarta (3), pela Copa Sulamericana. Essa estratégia foi semelhante ao que o Flamengo usou em 2012.
O Flamengo jogou duas vezes no estádio Victor Augustin Ugarte, casa do Real Potosi. Na primeira vez, em 2007, empate em 2 a 2, mas os jogadores e membros da delegação sofreram muito com os efeitos da altitude. Ficou famosa a imagem dos atletas utilizando máscaras de oxigênio no banco de reservas.
➕Torcedores questionam planejamento de Tite para estreia na Libertadores
Em 2012, também pela Libertadores, o Flamengo mais uma vez teve que enfrentar os temidos quase quatro mil metros de Potosi. Foi dessa vez que o clube resolveu inovar na logística para minimizar os efeitos da falta de oxigênio. Quatorze veículos foram alugados para levar a delegação de Sucre até Potosi, em um trajeto de 160km de curvas sinuosas. No fim, derrota por 2 a 1.
Flamengo terá que enfrentar a altitude de La Paz em 2024
O Flamengo já fez seu primeiro jogo na altitude na Libertadores 2024. Os 2640 metros de Bogotá cobraram um preço do time rubro-negro na partida dessa terça (2), contra o Millonarios. O empate m 1 a 1 ficou na conta da diferença na velocidade da bola e da recuperação mais lenta após esforços mais fortes.
O técnico Tite afirmou na entrevista coletiva que ficaram aprendizados do jogo em Bogotá para o desafio ainda maior que será a partida contra o Bolivar, em 24 de abril, nos 3600 metros de La Paz. O time boliviano tem se mostrado um adversário quase imbatível na altitude da sua capital.