Os clubes merecem esta "justiça desportiva" histriônica

04/11/2016, 15:51

"Diz-se da pessoa histérica que se comporta de maneira exagerada, buscando ser o centro das atenções; que possui histrionismo."

Esta talvez seja a definição mais simplória para algo ou alguém histriônico. O termo encaixa-se perfeitamente para definirmos o que é o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, ou simplesmente STJD.

Uma corte alienígena criada para o julgamento de jogadores, clubes e dirigentes. Mostra, entretanto, apenas o lado mais burlesco do nosso futebol. Os homens de toga do STJD são filhotes da ditadura brasileira, que cansou de colocar seus tentáculos no futebol. Assim como a CBF, outra entidade que não tem razão de existir na rotina dos clubes brasileiros e de seus campeonatos.

Estes homens da lei do futebol, que lá estão julgando jogadores, dirigentes e os próprios clubes durante décadas, e com as penas mais estapafúrdicas possíveis, agora resolvem mirar o martelo de pau oco para as torcidas.

É a vez da torcida ser punida. Estes juízes do pomposo tribunal do futebol não querem saber que há um país dominado pelo crime organizado, falido de educação, envolto em corrupção em todas as esferas. Agora, contra criminosos que se infiltram nos estádios surge a grande ideia de punir o cidadão que ama o futebol, respeita o próximo e paga a conta do futebol. E, à reboque, punir o clube e a economia que gira em torno do negócio.

A solução seria tão simples se os clubes não fossem geridos por egocêntricas administrações.

Para não ficar na mão de tribunais malucos com gente maluca e suspeita pra julgar, bastava um campeonato com regras definidas de punição.

Brigou no estádio, agressão em campo, dirigente maltratando torcida do rival? Abra-se a cartilha no dia seguinte ao ocorrido e puna-se como acordado antes do campeonato começar. Sem julgamentos, sem esta corte ilegítima e seu bisonho show midiático.

Ninguém quer é resolver nada. Esta é a verdade. Como sempre diz o meu histriônico favorito da crônica esportiva, Dé, o Aranha: "isso não é um problema do futebol!"

Uma última coisa: observe com atenção a imagem acima deste texto e responda se faz algum sentido?
 

Diogo Almeida
Email: diogoalmeida
 

Imagem destacada: Daniela Lameira / Site STJD

 
Leia mais do autor neste blog:
Visita ao Ninho Parte 1
Visita ao Ninho Parte 2
A pequena grande história de ódio ao Flamengo (ou o Rio de Janeiro de Paes e Cabraes)
Marcharemos pelo Maraca
A emanação da graça futebolística de Diego Ribas (a noite dos golaços)
O hexa do Corinthians é mais um insulto ao país do futebol
 
 
Apoie o MRN contribuindo mensalmente com o nosso projeto: a partir de 1 real! Clique em bit.ly/ApoiadorMRN
 
Siga-nos no Twitter: twitter.com/MRN_CRF
Curta nossa página: facebook.com/M.RubroNegro
Instagram: Instagram.com/mrn_crf
Canal do YouTube: MRN TV
Whatsapp: 21 98917.4639
 
 

Seja Apoiador do Mundo Rubro Negro! Você participa do grupo de Whatsapp exclusivo e concorre a uma camisa oficial do Flamengo autografada por todo o elenco do time de futebol. Clique no banner!

 
 

Seja Sócio Torcedor

 
 

Procurando uma hospedagem com atendimento personalizado?


Partilha