O jornalista Vitor Birner disse ter ficado “espantado” com a atuação do Flamengo muito abaixo da expectativa no empate com o Millonarios, pela Libertadores. O comentarista da ESPN pontuou que foi pego de surpresa com o impacto do desfalque de De La Cruz, que causou efeito bola de neve e resultou no jogo ruim.
Birner destaca que é natural o Flamengo sentir a ausência do uruguaio, que é o principal reforço do ano e assumiu posição no time. Isso porque o dinamismo que ele proporciona dificulta a marcação adversária e potencializa Arrascaeta e os pontas. Entretanto, acreditava que o time mais avançado coletivamente para não sentir os desfalques de forma tão drástica e entende que “não pode acontecer” novamente.
➕: Marra aponta sério problema no Flamengo
“Me espantou a atuação do Flamengo negativamente, fez o Millonarios parecer melhor do que realmente é. Eu tenho algumas explicações. Por exemplo: De La Cruz. Com De La Cruz como segundo jogador de meio-campo, é obvio que o Flamengo tem muita construção por dentro. Quando isso acontece, dispersa a marcação adversária. Segundo que o Arrascaeta ganha mais espaço, e terceiro que o adversário começa a fechar por dentro porque o volume de jogo está ali, sobrando espaço pelo lado”, disse Vitor Birner.
Além das dificuldades com a bola, o setor defensivo também foi alvo de críticas do jornalista. Ele destacou problemas na marcação pelos lado do campo e pontou diferença de Bruno Henrique para Luiz Araújo no quesito. Assim, o somatório de problemas resultou em empate com “equipe medíocre”
“Mas o que me assustou foi a parte defensiva. Você olha o cruzamento que a bola vai na trave e é muita liberdade. As coberturas mal feitas, espaços de ambos os lados. E tem outro detalhe, o Bruno Henrique é mais jogador que o Luiz Araújo, mas o Luiz consegue recompor melhor por uma questão física. Então, começa a ter vários impactos defensivos, com os quais esse time não estava acostumado a lidar. Com uma equipe no máximo medíocre, que o é o Millonarios. “
Queda de desempenho do Flamengo após mudanças no time precisa de atenção, diz Birner
O comentarista não acredita que um jogo ruim faz do Flamengo menos favorito ao título da Libertadores, mas entende que o cenário do jogo precisa de atenção. Isso porque o time teve queda de desempenho acentuada com quatro mudanças no time titular.
O elenco grande e com atletas de qualidade similar foi montado justamente para permitir mudanças sem prejuízos. Situação ainda pior em temporada com calendário apertado em função da Copa América.
“Acho que o time vai render muito mais, continua sendo um dos raros grande favoritos ao título da Libertadores. Mas, com as trocas, o time não pode cair muito de desempenho. Entrou lateral seleção uruguaia, entra o Igor Jesus que faz boa temporada, o Allan que todo mundo queria e a lenda do clube Bruno Henrique. Então não teve perda grande de qualidade. É algo para o Tite pensar, porque ele vai ter que mudar muito o time ao longo da temporada. “
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.