Pedro Ivo e Birner cravam novo comportamento da Nação sobre 2019

O torcedor do Flamengo jamais vai esquecer a passagem histórica de Jorge Jesus pelos títulos e o melhor futebol praticado no Brasil neste século. Trabalho que aumentou o nível de exigência dos rubro-negros, que passaram a cobrar títulos e bom futebol do time. Para os comentaristas Victor Birner e Pedro Ivo, no entanto, os torcedores irão abandonar a sombra de JJ do time de 2019 após passar 2023 sem títulos.
“O Flamengo de 2019 foi algo espetacular, o melhor time que jogou futebol no Brasil em muito tempo. A sombra do time do Jorge Jesus continuou pairando sobre os títulos e resultados bons e ruins. Eu acho que 2023 apagou isso. Acho que acabou, literalmente acabou. Não vai ser mais citado, os jogadores não serão exigidos por futebol do mesmo nível. É uma nova história”, disse Victor Birner, em participação no programa ‘ESPN F90’.
➕: VP de Marketing do Fla dá prazo para fechar novo patrocinador
Pedro Ivo reforçou a afirmação de Birner sobre o time de Jorge Jesus. Ele afirmou entender a dificuldade do torcedor em desapegar do time que venceu Libertadores e Brasileiro, mas já consegue enxergar esse movimento em grande parte da torcida. Assim, acredita que o grande desejo da Nação é que o time volte a ser campeão e, em caso de títulos, os torcedores poderão voltar a cobrar desempenho.
“O papo do torcedor é outro. O torcedor do Flamengo está conseguindo entender que precisa colocar o time de 2019 em uma caixinha e deixar lá. Muito provavelmente aquilo ali não vai existir mais. Agora você precisa entender como vive de novo uma experiência de ganhar Libertadores e Brasileiro. Porque o Flamengo já ganhou de muitas formas, já ganhou com o Rogério Ceni perdendo na última rodada. Em 2022, essa sombra ainda existia, mas tenho para mim que não existe mais”, disse Pedro Ivo, antes de completar:
“O torcedor do Flamengo quer ganhar, está vendo o Palmeiras ganhar, Fluminense ganhar Libertadores e está vindo de um ano que não ganhou nada. Primeiro ele vai negociar com a vitória e, se ele se acostumar a vencer demais, pode falar sobre o Gabigol fazer 15 gols e não sete ou o Bruno Henrique ‘voar’ como voava. Ele está entendendo que 2019 já fazem cinco anos, meia década que ficou para trás.”
Tite destaca evolução de trabalho com elenco do Flamengo
O escolhido para recuperar o elenco do Flamengo após a temporada sem títulos foi o técnico Tite, que comandou a equipe em 12 jogos ainda em 2023. Ex-treinador da Seleção Brasileira, o experiente comandante é apontado como nome ideal para suportar a pressão de trabalhar no clube e liderar o elenco.
Após vitória sobre o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (31), o treinador explicou que a equipe ainda passa por processo de construção e o processo é gradual. Na partida, por exemplo, Adenor já conseguiu identificar evolução do sistema defensivo.
“Quando a gente toma gol, fala que está desequilibrado. Quando não dá nenhuma chance ao adversário, tem que ter o reconhecimento. Futebol é equilíbrio, ação defensiva é fundamental para vencer jogo. Ano passado sofremos em relação a isso. Temos que ter consciência de recomposição rápida para não dar chance ao adversário, seja o Sampaio ou o Orlando ou os próximos jogos”, disse Tite, após Flamengo x Sampaio Corrêa.