Bernardinho na Seleção pode atrapalhar trabalho no Flamengo? MRN explica

28/12/2023, 13:12
Bernardinho em jogo do Flamengo; treinador vai comandar Seleção Brasileira no Jogos Olímpicos de Paris 2024

Técnico do Sesc Flamengo, Bernardinho está oficial de volta ao comando da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. O histórico treinador de 64 anos vai acumular os cargos no Rubro-Negro e na seleção, e torcedores questionaram como ele irá conciliar os times. Assim, o MRN explica como o Fla não será afetado pela divisão.

Bernardinho assinou acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei até o fim dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que serão entre 26 e 11 de agosto. Ele terá o mesmo auxiliar do Sesc Flamengo, Ricardo Tabach, que já trabalha na seleção. Os primeiros treinos com o Brasil, no CT em  Saquarema (RJ), serão apenas em abril. As atividades serão visando a Liga das Nações, única competição antes das Olimpíadas.

Leia mais: Maracanã será fechado e só reabrirá em Flamengo x Vasco

Com a decisão pessoal do Renan, de se afastar momentaneamente do voleibol e da seleção brasileira, eu reassumo esse cargo no intuito de dar continuidade ao belo trabalho feito. Espero contribuir de alguma forma com a minha experiência para que a gente possa buscar a tão almejada medalha em Paris – declarou Bernardinho.

Até a data de apresentação na Seleção Brasileira, Bernardo segue focado nos compromissos do Flamengo pela Superliga Feminina. O treinador não irá perder uma partida ou treinamento da equipe em função de seu novo cargo. Afinal, o campeonato nacional está previsto para terminar em abril e os treinos da seleção começam em seguida.

Atualmente, o Rubro-Negro é vice-líder da competição e vive um ótimo momento com seis vitórias seguidas. Após a semifinal na última edição, há esperança que o time conseguia chegar à decisão e disputar o título nesta temporada. Caso aconteça, a grande final será no dia 28 de abril e pode atrasar a apresentação de Bernardo em Saquarema.

Os primeiros jogos da Liga das Nações masculina serão de 21 a 26 de maio. Ou seja, mesmo que o comande o Fla na final, terá mais de 20 dias de treinamentos com os convocados. Além disso, a primeira janela de quatro partidas será no Maracanãzinho e não demandará viagens.

Bernardinho dividiu função como treinador de seleção e clube por mais de 12 anos ao longo de sua carreira e conquistou grande títulos em ambos. Entre 2004 e 2016, quando deixou o comando do Brasil, foram nove títulos de Superliga e outros 21 com a seleção, totalizando 31 conquistas.

Bernardinho na Seleção Brasileira de Vôlei

Bernardo é um dos treinadores mais vitoriosos do esporte mundial e fez uma carreira de muitas conquistas com o Brasil. Como treinador do time masculino, esteve presente em quatro edições de Jogos Olímpicos e conquistou medalhas em todos.

A Seleção Brasileira foi medalhista de ouro em duas oportunidades (Atenas 2004 e Rio 2016) e ficou com a prata nas outras duas (Pequim 2008 e Londres 2012). Além disso, Bernardinho ainda conquistou três títulos em Mundiais, duas Copas do Mundo e oito Ligas Mundiais. 

Com a Seleção Brasileira Feminina, que comandou entre 1994 e 2000, foi tricampeão do Grand Prix e conquistou medalhas de bronze nas Olímpiadas de Altanta 96 e Sydney 2000.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.