BEPE explica veto a Vasco x Flamengo em São Januário

03/04/2025, 19:54
Atualizado: 03/04/2025
Torcida do Flamengo em São Januário

O Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) emitiu nota oficial, nesta quinta-feira (3), sobre o pedido do Vasco para mandar o clássico com o Flamengo em São Januário. A corporação confirma que recusou a solicitação e aponta para 'riscos a segurança no perímetro e no interior' como o motivo da decisão. 

Flamengo supera o Fluminense e vence primeira no Brasileirão Sub-20

"A Assessoria de Imprensa da SEPM informa que comando do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) se opôs ao pedido do Clube de Regatas Vasco da Gama para que o próximo clássico entre Vasco e Flamengo, previsto para o dia 19 de abril, fosse realizado no Estádio de São Januário. A decisão se deu com base nas análises estratégicas da unidade que apontam riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva em jogos desta natureza", diz o comunicado.  

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Agora, o Vasco precisa decidir onde vai mandar o clássico do dia 19 de abril. O regulamento da CBF proíbe que a partida seja transferida para outro estado, já que a solicitação para tal precisa ser feita com no máximo 20 dias de antecedência. Além disso, o Engenhão receberá um evento musical no mesmo dia e não poderá receber o confronto. 

Caso mantenha a posição de não disputar o confronto no Maracanã, a alternativa pode ser levar o duelo para o Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. 

Vale lembrar que a última partida entre os times em São Januário, em 2017, terminou em confusão. O Flamengo venceu a partida por 1 a 0, e torcedores do Vasco arremessaram bombas e objetos em direção aos jogadores rubro-negros, que não conseguiram acessar o túnel. Houve também tentativa de invasão do campo e confronto com a Polícia Militar.

Desde então, o único clássico no estádio aconteceu em 2020 sem a presença de torcedores. O cruzmaltino adotou a mesma postura no Campeonato Carioca, quando levou o primeiro jogo da semifinal para o Engenhão, que o Mais Querido venceu por 1 a 0. 

Flamengo exige presença da Nação

O Vasco que não via problema em realizar o jogo com torcida única caso fosse a condição do BEPE. Nesta quarta-feira (2), no entanto, o Flamengo emitiu nota oficial para reforçar que não abre mão da presença de seus torcedores no clássico. 

"O Flamengo estará pronto para disputar a partida contra o Vasco da Gama, válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, mas não aceita que a maior torcida do país seja deixada de fora da festa.

"O Flamengo entende que o BEPE, órgão responsável pela segurança nos jogos de futebol no Rio de Janeiro, deve garantir a integridade física e a segurança de todos os torcedores. A presença da Nação Rubro-Negra é indispensável para que o espetáculo esteja completo".

 

Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.