O dia em que Beckenbauer vestiu a camisa do Flamengo

08/01/2024, 14:12
Morto neste domingo, craque alemão Franz Beckenbauer vestiu Manto Sagrado após amistoso entre Flamengo e Cosmos em 1982

Um dos maiores jogadores da História do futebol, o alemão Franz Beckenbauer morreu neste domingo aos 78 anos. Ele nunca jogou pelo Flamengo, mas vestiu o manto para uma foto após um amistoso do Mais Querido contra o New York Cosmos, em 1982.

A história da foto foi contada em 2018 por Orlando Brito, autor do histórico clique.

Leia mais: Morre Zagallo, ídolo do Flamengo e lenda do futebol mundial

“Beckenbauer fez pose com a camisa do time da Gávea apenas para atender ao pedido de um fã brasileiro. Aconteceu no Giants Stadium de Nova Iorque, que hoje nem existe mais. Foi em setembro de 1982, no fim da partida de despedida do capitão Carlos Alberto Torres – saudoso lateral direito tri campeão do mundo na Copa de 1970. Após ter brilhado como líbero do Bayern de Munique e da seleção da Alemanha, Franz Beckenbauer foi jogar no New York Cosmos, que naquela noite fazia o amistoso contra o time da Gávea, com Zico no ataque”, contou o jornalista.

“Eu trabalhava no jornal O Globo e tinha viajado aos estados Unidos para cobrir a visita do então presidente João Figueiredo. Não perdi a chance de fotografar também aquele jogo que reunia tantos grandes nomes. Para a grande torcida do Flamengo, fica a frustração de não ter Beckenbauer como atleta. Vascaíno de carteirinha – e agora rezando pelo não rebaixamento do meu clube no campeonato brasileiro – tive a maior satisfação em fazer essa foto que, na verdade, é uma tremenda frustração para os flamenguistas”, descreveu Brito.

Um dos maiores fotojornalistas da História do Brasil, o próprio Brito também já morreu, em março de 2022.

Kaiser voltou a vestir Manto Sagrado em 1987

Não foi a única vez que o Kaiser, como Beckenbauer era conhecido, vestiu o Manto uma segunda vez, no Rio, em 1987. Foi no tradicional Baile do Vermelho e Preto, evento de Carnaval na sede do clube, no qual reencontrou o amigo Carlos Alberto Torres.

Na ocasião, a presença de Beckenbauer, então com 41 anos, no Rio suscitou rumores de que ele fosse jogar no Botafogo. O Kaiser, porém, veio mesmo apenas aproveitar o Carnaval na Sapucaí e no evento na Gávea.

Beckenbauer foi primeiro a repetir feito de Zagallo

Com a morte de Beckenbauer, o futebol perdeu no mesmo fim de semana dois dos únicos três campeões do mundo tanto como jogadores quanto como técnicos. O primeiro foi o ídolo rubro-negro Zagallo. Beckenbauer ganhou a Copa como jogador em 1974 e como técnico em 1990.

Além dos dois, o único outro a conseguir o feito é o francês Didier Deschamps.

Além de ter vestido a camisa do Flamengo, Beckenbauer jogou quatro vezes no Maracanã e eternizou seu nome na calçada da fama do estádio em 2006.

O amistoso entre Flamengo e New York Cosmos foi disputado em 28 de setembro de 1982 e acabou em 3×3, com gols de Zico, Junior e Wilsinho.


Partilha